ARMÁRIO CAPSULA | PROJECT 333 | MINIMALISMO

ARMÁRIO CAPSULA | PROJECT 333 | MINIMALISMO

Você sabe o que é Armário cápsula, Project 333 e Minimalismo? Pois bem, estou há meses estudando esses termos, ideias e acabou virando um ideal de vida muito importante, que agregou valor às menores coisas e me aproximou de mim mesma. De verdade, eu me realizei!

Estou mais leve desde que comecei a por em prática tudo que passei meses pesquisando então, vamos à algumas perguntas para ver se você se encaixa no quesito: preciso ser minimalista para ser feliz.

Na verdade você não precisa ser merda nenhuma para ser feliz! Seja você mesma e a vida é boa, mas, desde que comecei a busca em entender, percebi que muito da minha mente estava cada dia mais doente e a aproximação da real possibilidade de eu ter de ser internada em clínica psiquiatra e deixar de viver no mundo real  aqui fora com vocês me fez repensar as seguintes questões:

Quem sou eu? E, do que preciso para não voltar a tomar 4 remédios tarja preta por dia novamente?

Me olhei muito além dos meus pensamento compulsivos, desviei dos pensamentos suicidas que voltavam dia após dia novamente e vi que caía sempre na caixa da raiva das outras pessoas.
Estudei e escrevi sobre a RAIVA -> caí na caixa do medo -> Estudei e escrevi sobre o MEDO -> nessas buscas por fontes seguras acabei conhecendo o Minimalismo -> assisti um documentário na Netflix -> Conheci o Project 333 da Courtney Caver -> assisti vídeos de pessoas que colocaram o projeto na vida -> estou aqui pra contar como foi a minha implantação do Projeto 333.

Muito se fala sobre minimalismo hoje em dia, tanto de decoração quanto de estilo de vida, que é o que vou falar aqui. Se trata, não somente de se livrar do consumismo, e sim do consumo consciente. Estou comprando isso porque preciso para uso real, uso emocional ou só porque “mereço”?

Veja bem, você pode comprar uma jaqueta de R$2.000,00 se quiser, não se trata de vida DIY nem Hippie!! Se trata de ter peças de qualidade no armário para que se tenha menos peças, menos roupas ou acessórios pois, além de podermos incluir o quanto o planeta sofre com consumo desenfreado, temos que pensar o quanto essa persistência em ter pode acarretar (ou ser) um dano Psicológico.

Não sou psicóloga para lhe avaliar, mas estou falando de mim, então leia um relato e não uma imposição. Combinado?

Voltando ao minimalismo e, ao pensar em viver com menos coisas e mais espaço ou mais tempo livre para vida, já posso dizer que o Projeto 333, da Courtney Carver, sugere que você tenha 33 peças – entre sapatos, roupas e acessório- no armário para que você já comece o dia tomando menos decisões.
Já lhe ocorreu que desde que abrimos os olhos já começamos a tomar decisões?

Mais 5 minutos na cama? Café ou chá? Pão ou fruta? Tomo café na rua? Tomo banho agora ou na volta? Vou maquiada? Levo o guarda-chuva? Levo casaco? Faço a barba?

 

projeto 333

E pode seguir esse fluxo por todas as outras horas que seu dia tiver. Courtney, workaholic como muitos de nós, foi diagnosticada com esclerose e teve que abandonar decisões e rotinas drásticamente. Para não perder a qualidade de vida que pretendia ter, resolveu começar seu dia tomando menos decisões e foi nesse contexto que surgiu o PROJECT 3 33, que resumindo, são as 33 peças por 3 meses (dependendo da estação do ano) no seu guarda roupa de sair, pois as roupas de ginástica, Yoga, dormir, lingerie e de ficar em casa não contam, mas… se sua calça de malhar começar a ir no mercado sem você ir à academia então pode começar a contar ela também.

Como o Armário Cápsula Mudou minha vida?

Não mudou minha vida, apenas deu leveza aos meus dias e a certeza de que estou com as roupas certas, no estilo que quero passar de acordo com o que andei vendo aqui e ali como referência de vestir (usei muito o Pinterest, pra você ter uma noção).
Meu armário cápsula hoje (dia 06 de fevereiro de 2018), tem 24 peças de roupa, 2 brincos, 2 cordões, até porque nunca fui muito a perua das bijoux, sendo que não contei meus sapatos nessa fase. Sim, eles deveriam ser contado mas a primeira lei do minimalismo, project 333 é Não Sofrer, e deixei meus sapatos em caixas no armário. Eles estão na mesma categoria, incluída no manual do projeto da Courtney, que explica justamente esse tipo de apego sem explicação: Se eu amo e não uso, guardo fora da vista. Se não lembrei dele 3 meses eles não me servem mais e posso a ter certeza que podem seguir para outra pessoa. 

Roupas de inverno fora do armário no verão e vice-versa!
Assim podemos ver claramente quais roupas guardamos para não usar, as vezes por anos, e nos causar pequenos estressinhos na hora de nos arrumarmos.

Vale lembrar que eu comecei a estudar há meses atrás.
Foi o NerdCast Habitos Fantásticos e Onde Habitam  livro O Poder do Hábito do autor Charles Duhiggo documentário sobre Minimalismo do Netflix , o livro sobre Minimalismo do Joshua e Ryan, protagonistas do documentário, vídeos e mais vídeos no youtube sobre pessoas que já praticam o minimalismo como a Juliana Goes e a Marielle Mallmann, por exemplo.
Enfim… Não estou aqui pregando o certo ou errado e sim, contando o que tem me feito bem, me feito sentir completa, leve e livre nos últimos 2 meses, momento em que comecei a por em prática muito disso tudo, mas não tudo ainda!
Talvez nem tudo entre, uma vez que aqui em casa eu pratica muito o RESPEITO A MIM MESMA.

Vamos fazer um 2018 melhor pra gente?

Se respeite, estude, avalie o que se encaixa na sua vida.
Se reavalie e sinta de verdade, bem dentro do seu coração, o que você quer viver e inicie.

Se eu botar na ponta do lápis mesmo, comecei essa mudança de vida em 2015 quando comecei a fazer reeducação alimentar e a mudar hábitos do que se comia em casa, na rua. Do que eu consumia como comida e não alimento, e então, 20kg mais magra, comendo melhor; estudando melhores práticas de conivência comigo e com o planeta;, fazendo compostagem do meu lixo orgânico; plantando em casa meus temperos; arrumando armário e sentindo muito prazer em cada mudança. Pois se você não estiver feliz com cada passinho da mudança, volte 2 passos atrás e veja se é a mudança certa para você e seus ideias! Nem sempre o ideal das pessoas é o nosso ideal então, respeite-se e se curta!

O que você precisa para se sentir leve todo dia?

Clique AQUI para assistir ao primeiro vídeo da minha arrumação de armário!

endorfina

endorfina

DEIXE UM COMENTÁRIO