DESCULPAS: Você está se enganando

DESCULPAS: Você está se enganando

Será que eu estou usando as Desculpas  para me enganar?
Muitas vezes dizemos que é difícil, para que possamos nos apoiar nessa verdade.
Existe desculpa demais em nossa vida, que só facilita  que sejamos vítimas, cada vez mais fatais, daquilo que juramos ser impossível de controlar.

Será que você estou me enganado quando digo que não vou conseguir porque é difíci demais?

É difícil sim, você tem toda razão! Mas, não é impossível.
Seja o que for! Se formos falar da tricotilomania, meu carro chefe de compulsividade da vida (se você não conhece todas as minhas impulsividades leia mais sobre aqui). Infelizmente, não é só a dificuldade que leio por aí como desculpa não! Existem uma gama delas.
Me diga, se você se identifica com algum dos relatos que recebi abaixo:encontro com fátima bernardes

Minha família diz que é frescura minha e ninguém me apoia…

Desculpe se eu parecer grossa mas, a vida é sua! Cabe a você se cuidar ou, se é importante para você, trazer sua família ao seu problema mostrado matérias sobre o que te aflige. Não se sabe muito sobre tricotilomania, mas, se em 2018, depressão causa mortes e ainda é vista como futilidade, você pode imaginar quando vão te entender por ser compulsiva? Trocar de lugar com a ignorância alheia nos facilitar entender porque eles não nos entendem, mas não justifica você não querer se cuidar! Costumo encaminhar minha entrevista no Programa Encontro com Fátima Bernardes às pessoas que ainda me dizem que é besteira ou que simplesmente, faço isso para chamar a atenção. Não acredito que a Rede Globo de televisão pagou minha passagem de avião, hospedagem, transporte, e me deu meia hora ao vivo, pra falar sobre qualquer besteira que fosse! Lute por você!

 

Já tentei parar! Me controle por meses mas sempre acabou tendo uma recaída…

Digo e repito sempre: Recaída serve para que você possa observar o que está te fazendo mal. Tão mal que te faz entrar em crise novamente. Não jogue essa oportunidade fora!
Observe o que estava fazendo ou o que mudou na sua vida. Observe seus sentimentos e tente mapear a cada recaída o processo a sua volta, o mundo em que esta vivendo. É difícil demais, eu sei!
Não venha dizer que não sei, pois sou eu quem te da a dica e que vive tudo que você esta passando e sentindo! Mas, vai valer a pena se dedicar a você. Vai valer a pena trocar 1 frustração por ter entrado em crise, por 1 gana investigativa de saber o que te aconteceu.

Eu tenho crises estando feliz ou triste. Não dá para eu saber o porquê de arrancar cabelo. Quando vejo, já foi…

Ah! Eu adoro o “quando vejo já foi” ou “quando olho pro chão esta cheio de cabelo”!
Quer saber porque eu adoro ler isso? Esse é o relato de quem não esta a fim de continuar a se olhar. Vamos contar quantos cabelos tem no chão? Vamos anotar o que estava fazendo?

Eu sempre indico para que as pessoas se observem, anotem, sejam um diário da sua rotina, mas ou elas não votam a falar comigo, ou simplesmente contam mais casos sobre “como eu sou infeliz com isso”. Vou te dizer uma verdade bem dolorida agora, ok?
Me desculpe mas, se fazer de vítima só te faz vítima. Só te mantém nesse quadro de sofrer com uma mão descontrolada que você queria ter o controle mas… mas é mais forte que você.

Sem sombra de dúvida que estou escrevendo tudo isso porque sei que mesmo mais forte que a gente. É mais forte que eu, só que minha experiência me diz que precisei de mudanças importantes em meus dias para me manter cada vez mais longe do ultimo fio arrancada, da última crise de arrancar cabelo ou comer a casa inteira de comida. E digo mais: não existe mudança na vida sem uma mudança nossa de atitude!

E como vou fazer essas mudanças se as pessoas que eu conheço são felizes e eu não?

Para ficar milionário, sem ter nascido em berço de ouro, é preciso trabalhar e estudar muito. E é assim que você vai ser rica do que quiser – do que você sonhar! Trabalhando, mudando rotina, inserindo novas atividades, aprendendo a respirar quando estiver em crise. Interrompendo as crises, aos poucos, elas vão diminuindo.

Fica cada vez menos difícil, a cada dia longe da última crise. Quanto mais distante desse dia, menos difícil! Eu estou há mais de 365 dias sem recaída e acredite, ainda penso em só unzinho não vai fazer diferença…. mas acredite. Faz sim!

Estudei sobre os pacientes dos alcoólicos anônimos e eles não podem mais nem temperar suas saladas com vinagre. Precisam se manter longe de qualquer tipo de álcool para ficarem bem e terem sua qualidade de vida. Eu, por exemplo, não tenho pinças em casa, quando estou pensando ou sentindo uma crise ou uma vontadezinha, vou ao banheiro de porta aberta – e quando estou sozinha, faço uma lista de tarefas para o dia com coisas que preciso, que tenho de fazer e que vão me acalmar e relaxar. Não tenho um dia só de afazeres para os outros, selecciono cuidar das plantas ou plantar algo novo no meu quintal. Isso me dá prazer e o dia passa, a vontade passa e foi mais um dia de vitória.

As pessoas riem de mim. Me chamam de maluca e fico com vergonha até de sair de casa. Não tenho forças para me arrumar, nem pra ir na padaria.

Queria dizer ao povo dessa desculpa que isso é depressão. E Depressão tem tratamento!
Diferente de tricotilomania, ou qualquer outra compulsividade, tem remédio para tratar. Os remédios de tarja preta costumam nos deixar  de 9 a 15 dias bem “anestesiadas” ou “dopadas” como leio com frequência mas, depois desses 15 dias, essa sensação de “leseira” tem de passar. Se não passar, procure seu médico e discuta com ele sobre as dosagens para que volte a ter sua qualidade de vida em tratamento.

Tratamento de depressão não é para viver dopada. É para usar o medicamento e ter qualidade de vida em tratamento também!

Meu médico não me escuta

Troca de médico até achar o que fale com você. Alias, que te escute e fale  tudo como você consiga entender. Tratamento de depressão, assim como terapia e psicólogo, são processos em que o médico, terapeuta e paciente tem de estar claros e cientes do passo a passo.

Eu moro numa cidade pequena e aqui tudo é muito difícil.

Eu sei que é difícil, eu sei que as psicólogas de cidade do interior não sabem o que é tricotilomania, mas já disse 1 milhão de vezes e vou dizer de novo: não leve a tricotilomania para ser tratada em nenhum consultório. Tricotilomania é sintoma! Trate sua semana, seus sentimentos, angústias, tristezas, raivas, frustrações, etc. É isso que alimenta nossas recaídas. É isso que precisamos tratar, e, se demorar 3 meses para esperar 1 consulta, eu te pergunto uma coisa: quantos meses da vida você já perdeu sem se tratar? Quantas vezes já se passou 3 meses na sua vida?

Me perdoe se pareceu rude qualquer das explicações, mas tudo é para te pedir que você não desista! Estou aqui provando que é possível lutar contra tudo e qualquer coisa que tenha o domínio de você, que te perturbe a vida hoje. Não vai ser fácil, mas será possível e que depende, única e exclusivamente de você.
Não desista de você!

Ter o apaio da família, dos amigos é tão importante quanto ter um atendimento médico que nos entenda e cuide bem de nós. Precismos ser bem cuidadas, sim! Mas, mesmo sem ter apoio ou condições, assim como psicologos e médicos bons, o primeiro passo é sempre nosso.
Com ou sem ajuda.

Desculpas, apenas nos fazem sofrer por todo o tempo em que nos sentimos fracassados ou com uma doença incurável. E, eu estou aqui há 6 anos dizendo que é possivel ter qualidade de vida, mesmo em crises.

Assim como nesses último ano, em que estive aqui para dizer que é possivel! Aliás, tudo o que você quiser é possível.

Não desista de você!

sem desculpas

Arquivo: instagram @donaendorfina foto: Rafael Kineippe

 

 

 

 

 

endorfina

endorfina

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO