MEDO | Sentimentos

MEDO | Sentimentos

Não é raro eu ler, que é por motivo de MEDO que as pessoas não vão ao dermatologista, ao psiquiatra ou não contam para as pessoas que elas tem tricotilomania. É bem comum que me escrevam sobre não saber o que dizer em uma consulta no psicologo e é sobre esses assuntos que vou escrever hoje.

É muito útil para o desenvolvimento e sobrevivência do ser humano sentir MEDO. Ele é o que nos protege, o que nos mantém alertas para continuarmos vivos, nos manter inteiros. Eu tenho claustrofobia, transtorno de ansiedade e um grande exemplo que posso contar na minha vida, foi em 2011 quando passei o ano trancada em um quitinete em São Paulo com Pânico de sair de casa,e não saía, por mais que planejasse.
Todos os nossos sentimento são valiosos e estão dentro de nós para serem sentidos mas, a exacerbação de qualquer um (que seja) será uma transtorno, uma doença e vai custar caro. Até mesmo alegria em demasia, acredite!

Muitas pessoas duvidam disso mas eu tenho muitos MEDOS, e hoje em dia um dos meus maiores medos é da capacidade -doentia- da minha mente criar impossibilidades e ligar os piores sentimentos possíveis. Tenho estudado a meu respeito, tenho posto esses sentimentos a mostra, o último post falei das minhas RAIVAS e hoje venho contar meus MEDOS.
Por muitos anos, desde os 12 anos que eu me lembre (1992), não estava satisfeita com a minha situação financeira e desde então venho desenhando e traçando caminhos e metas. Esse ato de projetar a vida me levou à lindos caminhos,  realização de sonhos (como entrar no Coliseu), viajar, viver melhor mas vejo hoje que deixei muitos processos de criação de metas ligados. Processos que não preciso mais ter na vida.

Pensando comigo esses dias e vendo de tudo que tenho MEDO hoje ainda vem da minha criança de 12 anos. Então, não vai ser fácil agora, mas… que pedaços de mim como sentimentos, MEDOS e planos não se fazem necessários hoje?

Medo de engordar, medo de parecer doida, medo do que as pessoas vão pensar a meu respeito, medo das pessoas não gostarem de mim, medo de tomar remédio, medo de ficar dependente de remédio, medo de dor, medo de sofrer, medo de não conseguir, medo de falhar, medo de arrancar os cabelos todos de novo, medo de voltar a passar necessidade, medo de ficar sem ter o que comer de novo, medo de parecer uma pobre menina, medo de não ser aceita nos novos círculos de pessoas e trabalhos que circulo, medo de decepcionar quem acredita em mim, medo de falhar com quem amo, medo de não conseguir, etc.

Levantei e fui atacar a geladeira e me perguntei: porque estava tendo aquela crise de ansiedade? Descobrir que estava com medo de falar sobre meus medos.
Medo dos meus medos? Seria isso?

Já é um grande passo meu, e me orgulho muito, conseguir identificar a crise de ansiedade ruim (sim, porque ansiedade é uma coisa boa como o medo mas também deve ser sentida na medida certa) e reconhecer como encarar daqui pra frente esses sentimentos.

Não é raro ler depoimentos, nos canais de comunicação Dona Endorfina, sobre medo de trocar de trabalho ou medo de contar pra namorado(a) por exemplo. Na vida tive/tenho muitos medos parecidos com os que vocês me contam mas não tenho hábito de conviver com eles, e acho que acabei descobrindo o que me dizem sobre eu ser uma pessoa forte e corajosa.
Sei que essa luz e força que eu tenho de encarar a vida existe em todas as pessoas e essa sempre foi a missão que desenhei aqui, mas, eu também tenho temor, receio, angústia, dúvidas que vem desse sentimento que paralisa a gente muitas vezes. Eu, por exemplo, tenho claustrofobia, não é difícil me pegar suando frio dentro do metrô e, quando isso acontece eu sinto o frio da morte.

É um gelado na barriga que diz pro meu senso de sobrevivência que vou morrer! Esse dispositivo liga o pânico, e isso acontece também quando preciso andar de avião, mas veja: são duas situações distintas que causam o mesmo sentimento apavorante e eu sigo andando de Metrô todos os dias e de Avião quando preciso.

Andar de avião é como entrar no corredor da morte!
Toda vez que vou viajar, eu planejo tudo com amor e carinho mas a sensação boa de viajar nunca vem. O medo do avião não me permite sentir felicidade em ir viajar e nunca imaginei que conseguiria voar 12 horas dentro num ~bicho desses~

Em 2011, comecei a me dar algumas ponte-aéreas de 40 minutos (Rio x São Paulo) e conheci o Rafa, meu marido; com ele conheci Buenos Aires e o Chile, 4 horas de avião, e conheci a neve; esse ano encarei 12 horas de São Paulo à Madrid, e essa viagem teve 24 horas com cancelamento e troca de voos que somaram mais de 8 decolagens e pousos ida e volta, e conheci a Fundata, cidade da Romênia e Roma, um pedacinho da Itália ( que deixei no canal registrada dia após dia) pra sempre me lembrar que encarar o MEDO me levou a lugares, comidas, sentimentos e fotos maravilhosas!

Ter MEDO é normal, conviver um nível elevado desse sentimento que faça mal, que te limite e que não te permita viver, não é saudável.
Deixar o sentimento reger nossa vida ao invés de enfrentar as dificuldades, me acomodar em situações ruins pela insegurança do que virá depois é desastroso e é o que faz as pessoas me apontarem o dedo dizendo que tive sorte em viver e ter tudo que tenho hoje (e não estou falando de bens materiais).

Cada passo pra cima do que me amedrontou teve um resposta, como absolutamente tudo na vida, boa e ruim. Cada escolha uma renúncia nessa vida, já dizia o Chorão.  Não me acomodei em nenhuma situação que estava me machucando, incluindo essa tricotilomania que luto pra controlar todos os dias há 31 anos, como todas e tantas outras situações da minha vida. Pra conseguir entrar naquele avião ou pra me manter sã em qualquer etapa ou fase eu preciso racionalizar um monte de sentimentos que tenho em excesso, que tentam controlar meus dias e minha mente.
Fico imaginando se eu tivesse enraizado o medo de avião, ainda mais agora morando “debaixo” de Cumbica, como seria meus dias aqui, e só de imagina que teria perdido cada pedrinha do Coliseu, meu grande sonho da vida me enchem de lágrimas os olhos…

Ser refém dos sentimentos limita e dificulta sair da cama, e sei como é estar em depressão ou em crise de ansiedade, o que eu não sabia era que todos esses sentimentos que acusei de vilões são necessário, em sua dose diária e correta.
Acusar a depressão de não viver é alimento da depressão, tive de levantar da cama.
Acusar a Ansiedade de arrancar cabelo só alimentava cada dia mais ficar careca.
Acusar a raiva pela vida dura e dificuldades de algumas fases alimentaram fases ruins mais longas e desgastantes.
Acusar outras pessoas pela minha tricotilomania alimentou tempo demais eu não me aceitar e a viver com peso e correntes pesadas por mais anos.
Tenho muitos MEDOS sim, eles estão no meu dia-a-dia mas faço deles trampolim para outras etapas por não querer ser refém das experiencias que deixaria de ter. De passar a vida me lamentando por não ter tentado sem saber o que teria mudado e hoje sei exatamente tudo que ganhei e perdi quando enfrentei todos esses sentimentos, quando ia com medo mesmo encarar as possibilidades.
Já te contei que para vir morar em São Paulo com rafa em 2011 eu larguei um emprego de 5 anos, onde eu comecei como envelopadora de jornal, estagiária, auxiliar administrativo à Arquivista recebendo salário, 13° + 14°, participação nos lucros, plano de saúde, Valer refeição e Vale Alimentação? Já te contei que tínhamos 3 meses de relacionamento apenas?

Tinha absolutamente TUDO pra dar errado né?  E poderia mesmo ter dado, então, vamos fazer uma lista, eu e você, dos nosso medos e do que deu certo ou errado a partir deles. Ok?

Eu queria dizer que se você pensou em usar como desculpa que “ter alguém do lado tudo fica mais fácil” eu vou te dizer que sim, você tem toda razão! Procure alguém que te complete e apoie, mas antes disso, leia novamente o texto onde eu disse que andei de avião sozinha, pelas minhas próprias pernas, forças e dinheiro antes de conhecer o rafa. Ta escrito aí em cima! O mundo muda quando você investe e você, e para falar a verdade, o mundo precisa de você!
Do que você tem MEDO?

 

Vídeo da Romênia: https://www.youtube.com/watch?v=pfqCz0K1LCU

Passeio em Roma: https://www.youtube.com/watch?v=aYEvtAe2lrU

O Coliseu, meu sonho: https://www.youtube.com/watch?v=gUQcMUbKlfM

 

Videos fontes do Estudo sobre MEDO:
MEDO MOVA MONJA COEN: https://www.youtube.com/watch?v=Mjj6BoVnLZk&t=6s
Padre Fábio de Melo: https://www.youtube.com/watch?v=GMHwT_z90jk

Aprenda a enfrentar os MEDOS: https://amenteemaravilhosa.com.br/aprenda-enfrentar-o-medo

endorfina

endorfina

2 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO