Celebridade Mariah Carey diz ser bipolar

mariah carey

Celebridade Mariah Carey diz ser bipolar

Celebridade Mariah Carey diz ser bipolar.
Eu, quando lí essa notícia não fiquei surpresa!
Me pareceu que todos os “escândalos” e mal entendidos da Cantora, que admiro muito, se esclareceu.

Já havia visto tanto bafafá em nome de Maryah Carey entre pitis, acusações de playblack, de bêbada, ganho de peso, desorientada, gritaria, etc. mas nós não temos o hábito de humanizar tais comportamentos. E não! Claro que não estou dizendo que deveria achar normal nenhum desses acontecidos mas, por trás de tudo isso havia um transtorno gravíssimo: um distúrbio.

Eu como paciente de transtornos de ansiedade, aqui em foco a tricotilomania, que é o carro chefe desse BLOG e CANAL Dona Endorfina, entendo, ou consigo me aproximar das angústias que Mariah passou. Eu olhava para essas noticias com ar de “de novo, Mariah…”

Pessoas com transtornos psíquico sofrem muito e não só do que  precisa ser tratado.

A bipolaridade – muitas vezes piadinha romantizada como uma pessoa que esta de TPM – é um transtorno no qual o paciente troca drásticamente de humor. Não se trata apenas da oscilação entre alegria e tristeza.

Fique atento aos sintomas:
*  Crises maníacas que podem durar meses, como episódios obsessivos como a mania por limpeza, dificuldade para dormir, depressão, perda de atenção, perda de contato com a realidade, falta de energia, agitação, euforia, fadiga, raiva, agressividade, hiperatividade, choro, tristeza, impulsividade, falta de interesse sexual, etc. (consulte um médico caso se encaixe em alguns sitomas).

Quadros  que podem perdurar por dias, até mesmo meses! Vale ainda saber que todos esses sintomas podem vir associados a pensamento suicidas. Pensamento que perseguem qualquer transtorno psíquico!

Você sabe o que são transtornos psíquicos?

Então anota tudo que comumente chamamos de doença, e que na verdade se tratam de transtornos: como a depressão, transtorno bipolar, tricotilomania, TOC, TDAH, esquizofrênia e muitos outros.
E como isso é um post de alerta e agradecimento (e não um artigo acadêmico) não vou me alongar quanto essas explicações – mas fique sempre ligado.

Mariah Carey, em entrevista para a revista PEOPLE , abriu seu coração e, além contar sobre seu transtorno,  desabafou – como muitos de nós já desabafamos.
Ela conta do isolamento e da vida solitária, do estágio de negação que vem acompanhado do medo da rejeição por parte das pessoas e o famoso medo de decepcionar os familiares, desde seu diagnóstico em 2001.

era um fardo pesado demais de carregar e eu simplesmente não conseguia mais lidar com isso.

disse em entrevista à Revista People.

Ainda na matéria da revista People, Mariah diz que se encontra  em terapia e tratamento médico, tomando remédios para bipolaridade, aliados a outros – de acordo com as suas necessidades. E finalizou sua entrevista dizendo ainda ter esperanças:

Eu tenho esperanças de que podemos tirar o estigma das pessoas que passam por isso sozinhas. Isso pode isolar pessoas incrivelmente. Mas isso não precisa me definir e eu me recuso a deixar isso me definir e me controlar.

Da minha parte, eu trabalho e divulgo meu trabalho como Dona Endorfina exatamente para isso!
É enorme o numero de pessoas como eu que vivem nesse estado de isolamento e depressão.

Estou desde 2012 lutando pelo direito de termos voz para que nunca mais se carregue um fardo psicológico dessas dimensões sozinha. Nem eu nem você!

Ter depressão ainda é visto como frescura e entendo o medo que leva ao entendimento de exista a necessidade de reclusão quando somos diagnosticados com quadros de transtornos psíquicos mas, estou aqui para lhes dizer que precisamos de tratamento, de terapia, de atenção, de voz e não de consentimento da sociedade para sermos livres, pelo menos livres – um grande passo para a felicidade!

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Artigo 25°.:

1.Toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente para lhe assegurar e à sua família a saúde e
o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência
médica e ainda quanto aos serviços sociais necessários, e tem direito à segurança no desemprego,
na doença, na invalidez, na viuvez, na velhice ou noutros casos de perda de meios de subsistência
por circunstâncias independentes da sua vontade.

*todas as fontes utilizadas para pesquisa estão vinculadas ao texto em links.  transtorno bipolar

Leia mais em:

https://vivabem.uol.com.br/noticias/redacao/2018/04/11/mariah-carey-sofre-de-transtorno-bipolar-saiba-como-e-a-doenca.htm
http://g1.globo.com/tudo-sobre/mariah-carey

http://emais.estadao.com.br/noticias/gente,mariah-carey-revela-ter-transtorno-bipolar,70002264154

endorfina

endorfina

DEIXE UM COMENTÁRIO