FOLICULITE CAPILAR – tratando a foliculite capilar

FOLICULITE CAPILAR – tratando a foliculite capilar

⚠ALERTA!

Coceiras na cabeça, caspa por longos períodos e espinhas no couro cabeludo são sinais da FOLICULITE CAPILAR!

Em dezembro de 2017, eu não só fui diagnosticada com Foliculite capilar, como também: dermatite, síndrome de cabelo de boneca, seborreia e caspa severa.
Ao longo de 13 anos (o meu primeiro aplique foi em 2005)  venho usando apliques, próteses capilares e perucas diariamente. Muitas vezes por mais de 20h diárias e, não era raro, em uma viagem, passar dias – dormir e acordar de aplique.

Foram muito anos de estilos variados para elevar a minha autoestima e, acabei pagando o preço por arrancar os cabelos e abafar eles.
Se você caiu de paraquedas nesse post, por estar com alergias a perucas ou crises de folicute e caspa, esse blog é de uma mulher de 37 anos que passou 32 anos arrancando cabelo por ser portadora de um transtorno de ansiedade chamado Tricotilomania. Então, a culpa não foi do aplique em si, nem falta de higiene e limpeza das minhas próteses. Na verdade, foram 32 anos arrancando, e, dentro deles, mais de  13 anos usando apliques, próteses capilares e perucas por cima do couro cabeludo que adoecia por eu arrancar os cabelos.

Cada um pode ter seu próprio motivo para desenvolver dermatites, caspa, foliculite e a tal síndrome de cabelo de boneca. Alguns por alergia a shampoos, outros por ferir a cabeça e ter uma má cicatrização, falta de higiene, coçar a cabeça com a mão suja (tal qual coçar seus olhos e pegar uma conjuntivite), etc. são inúmeras as possibilidades e sim, pode acontecer com todo mundo.
E aconteceu comigo!

Foliculite – Cabelo de boneca

Explico, de maneira bem resumida, que Dermatites e seborréias –  causam vermelhidão na pele e algumas descamações na área afetada, e isso por si só já elevou a minha quantidade de caspa. Já a sindrome do cabelo de boneca é quando, mais de um fio, sai pelo mesmo poro.

Essa imagem corresponde a aproximadamente 2cm da minha cabeça (e você pode multiplicar esses 2cm por toda ela), em dezembro de 2017. Esse foi o período em que iniciei meu tratamento dermatológico, com médico dermatologista TRICOLOGISTA (especialista em cabelos). Deixei marcado em azul alguns pontos de FOLICULITE, e em vermelho, pontos onde nasceram mais de 2 fios de cabelos pelo mesmo poro – sindrome do cabelo de boneca .

Desde esta data, além das consultas, venho fazendo o tratamento com Antibióticos Tópicos, loções para tratamento de psoriase e outras doenças da pele que causam inflamações e coceiras; shampoos anticaspa de ação intensiva – como o DOCTAR da marca Darrow e o Kerium Anticaspa da La Roche Posey , intercalado com meu próprio shampoo manipulado pelo meu Dermatologista – com concentrados de cortizona que forma diminuindo com o bom resultado apresentado após alguns meses de uso, antifúngicos e etc. Uso tópico do famoso minoxidil, Bepantol Derma, sabonetes para pele acneica também da DARROW – o ACTINE (sabonete para secar cravos e espinhas).

Enfim, hoje, estou com meu cabelo nascendo e crescendo novamente.

São ao todo 7 meses de tratamento e posso afirmar que os gastos ultrapassaram a quantia do milhar de Real – que claramente foi diluído entre esses meses (a famosa parcela) mas, trouxe resultados positivos.

Meu Dermatologista teve o tato e a delicadeza de me instruir quanto a necessidade de ter de tirar a prótese para fazer o tratamento, na primeira consulta. E, posso te adiantar que tive de falar a verdade, que eu arrancava os cabelos, para ele saber do que teria de tratar de verdade. O foco certo!

De nada vai adiantar eu dizer que o cabelo caiu por estresse, se ele foi puxado – por estresse e ansiedade também, mas são causas diferentes. Mentir para seu dermatologista não te ajudará, e se eu posso te dar um conselho agora, é:

Ajude ele a te ajudar!

Ninguém consegue se curar de tosse, tomando remédio para gases. Entende?

E bom, como disse, meu dermatologista me explicou que, com o uso da prótese capilar, que estava danificando os fios que tentavam nascer e os cortando com o atrito do aplique na cabeça (e infeccionando alguns pontos irritados e fragilizado), sendo assim, se eu optasse em usar a protese, teríamos de usar remédios mais fortes por mais tempo. Enquanto, ficar sem aplique durante o tratamento seria a melhor opção, mas que me trataria como eu desejasse: com ou sem aplique.

Eu fui embora pra casa com muita explicação na cabeça, 3 folhas de remédios e orientações, e uma pulga atrás da orelha: será que tiro de vez o aplique?

Instagram @donaendorfina

Eu sou corajosa e sempre tive a autoestima lá no topo, mas… ficar careca não é a primeira opção de nossa vaidade. Pensei sobre as causas, e as possibilidades. repensei as orientações e o peso dos remédios fortes direto no couro cabeludo… sou corajosa, eu sei! Mas assim, como você, quero ser, estar, me sentir bonita e, não tinha como negar que aquele aplique era uma mão na roda.

Até porque, todo mundo dizia que nem parecia prótese capilar.

A vida é feita de escolhas.
Para cada decisão tomada – seja ficar mais 5 minutos na cama e perder o ônibus, como tirar o aplique e ter de aprender a se reinventar, decidi por retirar a Tonha, apelido carinhoso da minha queria peruca. Meu querido aplique que tinha ido comigo por muitos lugares e visitado muitos sonhos.

 

Que me deixava mais bonita no meu dia-a-dia mas que, infelizmente, além de estar cortado meu fios novos, também escondia minha tricotilomania e, de certa forma, foi uma muleta de apoio para que eu continuasse a arrancar cabelos nos últimos 13 anos. Verdade seja dita, sem aquele aplique eu teria de ter dado outra solução às minhas falhas, mas, desde que comecei a usar aplique, em 2005, minhas falhas andaram, aumentaram, e chegaram a tomar toda minha cabeça de uma vez só.

O processo de decisão não foi fácil mas, estava claro!
Em dezembro mesmo eu fui madrinha de um casamento, evento em que descolori meu aplique, ousei em ficar platinada, brinquei, hidratei e me despedi de Tonha – o aplique.

Hoje em dia eu faço uso do meu shampoo manipulado + o Shampoo Johnson’s baby cabelos claros (o de embalagem verde) e nada disso aqui é publicidade! Passei anos sem dizer nome de nenhum remédio pois entendo que eles devam ser indicados por médicos e, de acordo com a necessidade e caso de cada um. Aqui nesse post, desta vez, eu quis dar uma ajudadinha. Uma orientação para quem esta com suspeita ou sintomas de foliculite capilar, mas, a dica de maior importância sempre será para que você procure um médico em que você confie e se identifique.

Médicos são pessoas como nós, com muitos anos de estudo, mas ainda sim pessoas e, como escolhemos amigos por afinidade, também devemos ouvir nosso coração a respeito de quem vai tocar e cuidar de nós. Meu médico é dermatologista – especialista em cabelo- Tricotilogista, pois meu foco era tratar de uma vez as coceiras, dores e ardências que me perseguiam por anos debaixo de cada aplique.
E foram longos 13 anos!

O antes e depois desse meu início de tratamento, você pode acompanhar no Facebook Dona Endorfina, no Instagram Dona Endorfina   (@donaendorfina) e por aqui, nos meus post e desabafos.

Nunca me disseram que ia ser fácil cuidar de mim, muito menos de todas as consequências desses 32 anos de lutas – derrotas e fracassos, mas… esta sendo produtivo.

É realizador demais escutar do médico, que seu couro cabeludo deu um jeito de fazer nascer cabelo de novo. Tenho novos fios, nova vida. Nova autoestima!

Usar os shampoos que indiquei aqui por desespero de querer ver seu cabelo crescer de novo é compreensível.
Eu digo sempre: eu sei o que é querer ter cabelos longos e bonitos. Eu sou igual a você.

FOTO: junho 2018

Mas, se você quiser sentir o poder de uma conquista só sua, leve a verdade ao médico e tenha seu próprio tratamento, pois assim, você vai potencializar o tratamento do seu dilema. Seja ele qual for!

Como sempre deixo muito claro, eu não sou médica, sou paciente como você e todas as informações
que passo são as que tive em consultório médico e que dizem respeito ao meu tratamento, meus
danos e minha situação.

endorfina

endorfina

DEIXE UM COMENTÁRIO