Controle da Raiva | Sentimentos

Controle da Raiva | Sentimentos

Quanto mais tempo eu perder tendo raiva do que eu não consigo controlar, menos espaço no meu pensamento para sanar os problemas.

Semana passada dei início ao meu estudo do controle da Raiva. Um sentimento muito comum dentro de mim durante o dia, todo dia.
Tive a impressão de que esse sentimento estava me fazendo mal ao perceber que só eu, dentro de casa, dentro do trem, do metrô, do trabalho ou  na rua cativavam esse pesar. Sim, é um peso! As pessoas sentem raiva como eu mas eu as multiplico, eu dou poder a ela.

Acordo com esse sentimento queimando meu coração.
Ele se espalha para o peito, sinto que fico tensa nos ombros e que minha respiração fica curta, me fazendo de tempos em tempos respirar tão fundo que sinto como se nem estivesse respirando antes.
Como emergir novamente!
Se todos ao meu redor estão vivendo e vendo tudo que vejo, como só eu estou sofrendo com esse mesmo tudo?

A Raiva é um sentimento normal a todos os seres humanos ,como qualquer outro sentimento, e sendo assim  (como os outros sentimentos todos) em excesso toma o controle da nossa vida e descontrola o rítimo dos dias.
Vivemos em mundo de consumo de felicidades (que é real, mas que é preciso ser percebido pelos seus olhos e não é o foco dessa questão de hoje) e podemos observar que muitas vezes denegrimos a nossa vida em detrimento das vidas – expectativas- das vidas alheias.

Não é raro eu ler entre os chats e comentários de quem me acompanha que “se tivesse cabelo seria feliz” ou “se a familia apoiasse conseguiria lutar”, etc. E eu também tenho um ponto de opio desse chamado: quando eu for embora do país.
Sim, meu sonho!

Vivo nessa rotina de pensamento, que assim como tantos de nós, vivemos num ciclo de infelicidades por não se ter de imediato o que se quer. Dentro desses pensamento, que acabam se tornando latentes durante o dia, eu culpo não ter o que desejo hoje na minha vida como fator de infelicidade e não diferente de você, busco essa minha felicidade na vida alheia me frustrando cada vez mais hoje, gerando essa sensação de que só vou ser feliz quando eu desejo se tornar realidade.
Eu, mais do que ninguém, sei que vou conseguir, que temos planos lindos aqui em casa, no casamento e na vida! Mas passo os dias contando com a chegada desse sonho, que por ventura, se afasta, as vezes, por um único motivo real: a vida acontece todo dia! Assim como os imprevistos.
Dentro desse meu pensamento de que “só vou ser feliz quando tiver o que tanto sonho”, acabo limitando a capacidade de ter felicidade hoje, logo, se meu sonho demorar mais 5 anos pra acontecer, ou 3 meses, ou quem sabe chegar em 20 anos eu vou sofrer por todos eles em expectativa. Já pensou mais 5 anos de sofrimento?

Agora, imagina morar do lado do aeroporto internacional da sua cidade, estar escrevendo sobre seu sonho e ouvir mais de 10 aviões passarem com seu sonho por cima da sua cabeça, tão pertinho…

Deus é maravilhoso pra mim, e ler esses sinais de que precisava de maturidade para me amar e construir melhor meus sonhos fez essa proximidade com o aeroporto ser meu ponto de partida de sofrer menos.
Disse Deus:

Sonhe em viajar e more do lado do aeroporto interacional no período em que você vai esperar para concretizar seu sonho.

…para mim um castigo até agora, Senhor!

Mas aprendi que o recado não era esse. O recado era para eu aprender paciência, autocontrole e perseverança.
Cada avião é um avião! É só a vida como é, independente dos meus sonhos.
Entre os meus estudos de Raiva li que esse sentimento nos toma, muitas vezes quando nos sentimos impotentes frente a impotência frente à falha em tentar controlar pessoa(s), situações ou a nós mesmos.

Tenho raiva porque não estou onde queria, tenho raiva de não ter controle das minhas mão que arrancam meu cabelos, tenho raiva de quem não faz o que quero pra realizar minhas decisões da vida. Essas são minhas Raivas centrais que condizem muito bem com os estudos que fiz mas, e agora?

Agora em meu espelho enxergo um grande ciclo vicioso:
Não tenho o controle da situação e sinto Raiva, consequentemente a agressividade provoca a culpa, depressão, melancolia e isolamento. E essa sou eu! Não muito raro, fico muito tempo presa na agressividade e desprendo dias me enganando que preciso manter o controle para não matar pessoas nas ruas pelo que elas fazem indo e vindo em suas correrias. Veja que Hipocrisia minha, sentir raiva ou me sentir superior às pessoas que perdem sua viagem nos transporte publico dando like na vida alheia nas redes sociais enquanto eu estou dando dislike na vida deles ao vivo? Ficou confuso?

Perdi muito tempo alimentando sentimentos no meu dia que iam contra meu próprio discuso de viver e ser feliz independente do que as pessoas pensam. A vida esta acontecendo hoje e preciso fazer de hoje meu melhor dia! Eu estou escrevendo isso hoje, você esta lendo isso hoje. Independente de sonhos ou da realidade da vida, ela acontece agora e é agora que preciso ter felicidade, paz e alegria. Ou só um desses fatores. Ou qualquer sentimento que me faça bem.

Mas afinal, será que não posso sentir Raiva?
Pelo que estudei; pelos meus tratamento todos de psicologia durante esses 24  anos o equilíbrio entre emoções deve ser o ideal. Indico o filme, com título em português Divertida Mente, do filme Inside Out (Disney & Pixar) bem lúdico para o que estou tentando escrever agora: todos os sentimentos devem existir e coexistir em nós.

Nossa Cultura de ter de ser feliz todo tempo nos causa frustração e aceitar a vida como é, aceitar as coisas como são faz com que nossos dias tenham horas mais suaves e mais produtivas.

Sonhar e desejar algo melhor, querer controlar a tricotilomania ou minha compulsão alimentar, quem sabe meu bruxismo que tem vindo não somente durante o sono, fica mais fácil. Fácil mesmo!
Olhe bem a quantidade de raiva que sentimos por coisas que estão fora dia nosso alcance hoje e que dependem da nossa sanidade mental para evoluir ou findar.

Quanto mais sinto culpa, frustração e raiva, mais minha cabeça se ocupa de pensamento não produtivos para tratamentos e sonhos.

A Raiva nos ajuda a enxergar situações de injustiça, por exemplo. É um sentimento importante, mas não deve ser o carro chefe da vida ou muito menos menosprezado. Um sentimento de raiva muitas vezes contido pode acabar acumulado e explodindo em situações erradas ou em cabelos no chão, quilos a mais, placa de bruxismo, claustrofobias, etc. É importante validar cada momento de raiva sem se ater a ele.

Expressar sua raiva pode ajudar a viver melhor consigo, veja, acabei de gravar em vídeo com todos os ruídos que me impediram de gravar ontem, eles ainda estão aqui, mas é valido pensar que estamos em uma fase da vida e esses ruídos estarão por aqui até que possamos mudar (de casa ou de vida). Eu posso me martirizar, arrancar cabelo ou passar meu dia comendo, reclamando, frustrada, etc. ou posso tentar me aliar a mim e meus pensamentos exatamente como ouvi em vídeo da Monja Coen essa semana: quando tudo ao nosso redor nos deixa com raiva, nós é que somos o problema.

Enfim, estudar sobre mim tem sido o melhor presente que pude me dar em 36 anos. Não ter tido tempo para avaliar e repensar meus sentimentos prejudicou a mim, minha felicidade, meu corpo e a muitas pessoas que amei e amo. Daqui, e pra mim mesma, meus agradecimentos por não ter desistido, por ter me tratado, por ter feito uso adequado de todas as medicações que usei como tratamento e com médicos.
Agradecer por ter me entregado a psicólogos, neurologistas, neuropsiquiatras, psiquiatras  terapias pois hoje consigo me enxergar mais inteira, mesmo que ainda com dificuldade, mas disposta a alterar a realidade do meu amanhã no dia de hoje.

O que é a Raiva na sua vida?

 

 

 

fontes:

http://www.bbc.com/portuguese/geral-40942761

http://www.oestudodamente.com.br/single-post/2016/10/19/O-Sentimento-de-Raiva-%C3%A9-um-problema-para-voc%C3%AA

https://ciencias.ulisboa.pt/sites/default//fcul/institucifilesonal/gapsi/Como_lidar_com_a_raiva.pdf

http://www.personare.com.br/compreendendo-o-sentimento-de-raiva-m106

endorfina

endorfina

2 Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO