Como ter sucesso na vida

Como ter sucesso na vida

Quer saber como ter sucesso na vida? Pois, vou te dar algumas dicas que vivi.
Dicas que eu mesma provei.

Desde de criança eu ouço falar de sucesso como: ter dinheiro, ter uma vida rica e boa, sem problemas financeiros,  ter jóias, carro novo ou bem cuidado, ter fartura na mesa, etc.
Acreditei nisso! Acreditei no conceito de sucesso que o mundo definiu.
E como poderia eu pensar diferente?

Durante esses anos de infância (e foram os anos 80 e 90), via o café da manhã do Show da Xuxa com uvas e presuntos, as casas das pessoas famosas no programa do Gugu, as novelas e, tinha um exemplo, desse tipo de sucesso, na família: meu tio, que inclusive, é meu padrinho.

Meu padrinho trabalhava em uma grande empresa, viajava a trabalho, viajava com seus filhos, estava sempre de carro novo (mesmo que da empresa), nos doava desde roupas a moveis, sempre tudo muito bem tratado e de ótima qualidade. Então, dentro de uma família pobre, eu via o sucesso da TV, na casa do meu Tio e sim, aquilo era sucesso.
É sucesso!

Aos 12 anos de idade, eu brinquei pela ultima vez e me lembro do que estava brincando.
Me lembro de ter parado de brincar e de tudo aquilo ter perdido o encanto.
Me lembro de ter largado tudo na varanda, ter entrado em casa… sensação de ter amadurecido, que jamais ia conseguir entender naquele dia, mas hoje, depois de tantas terapias e tratamentos, entendi o que me aconteceu naquele dia: o dia da minha última brincadeira de criança.

Consciente ou inconscientemente (pra bem ou pro mal) eu comecei a desenhar o que seria meu sucesso – como imaginava ser até então.
Comecei a planejar o que de fato fazer para alcançar esse  tal sucesso, de ter presunto no café da manhã e roupas com cheiro de amaciante que ficavam no ar quando a pessoa chega (eu juro, por Deus, que achava isso!).

O plano era seguir os passos dele – meu tio e padrinho – que tinha as roupas mais cheirosas do mundo, e, eu tinha que esperar até os 18 anos para conseguir começar a trilhar o caminho que ele trilhou: fazer faculdade (minha mãe também veio de uma família pobre, com 3 irmãos, e meu tio era o que tinha melhor condição de vida, logo eu associei que melhorar de vida seria = fazer faculdade).

Me lembro do dia que acabei meu segundo grau, entrei em casa e disse pra minha mãe: acabou! Eu acabei o segundo grau!! E, me lembro desse dia com requinte de detalhes.
A partir daí começou a busca da minha vida: a busca pelo sucesso.

Me lembro da minha angústia em procurar emprego para conseguir pagar minha faculdade,
Me lembro das 2h ida e 2h volta + faculdade todo dia em um trabalho de segunda à sábado como operadora de telemarketing, meu primeiro emprego.

Eu estudei muito, mesmo sem gostar de estudar (eu odeio estudar, sério, odeio), acordei cedo mesmo sem gostar de acordar cedo, trabalhei e estudei ao mesmo tempo, corria atrás de novos cursos de profissionalização e bons lugares que pudesse valorizar meu currículo, fiz e aconteci!
Sucesso!!

sucessoTerminei a faculdade trabalhando em uma super empresa, comprando roupas bacanas, comendo tudo que sempre sonhei na infância e era Skyni (um salgadinho tipo Fandangos para você que não é do Rio entender) e mate de garrafa; muito sanduiche, pizza, lasanha de micro-ondas; muita noite virada nas “baladas” rock do Rio de janeiro, muita bebida, taxi para voltar pra casa, rachando as contas de igual com todo mundo na mesa: eu era o que tinha sonhado em 1992! Com muito suor e trabalho duro, mas eu era.

Eu comecei a estudar história em 2001 em uma faculdade particular, e terminei em 2012 em uma faculdade pública. Idas e vindas que você pode saber mais no vídeo “50 fatos sobre mim” clica aqui.

Anos de trabalho e dedicação, correria pra conseguir estágio, trabalhos, e me colocar no mercado antes dos 30 e,  eu posso dizer que tudo correu bem.
Que entre mortos e feridos, salvaram-se todos: inclusive eu.

Hoje com 37 anos, pós-graduada e desempregada eu poderia me achar fracassada. Poderia achar que o caminho não era esse e me boicotar quanto a sensação de sucesso ou fracasso. Mas, vou te dizer que venho me observado mais desde minha última recaída, em julho de 2017, e com isso, observei os novos pensamentos ruins chegando, os sentimentos ruins se apoderando de mim, dos meus dias, das horas do meu dia… e é incrível, como nossa mente acredita em tudo que pensa!
Além do que  foi posto na gente como verdade, e, é agora que eu vou te passar a receita do sucesso, que pude desenvolver nesse período em que estive pensando sobre mim.
Anote aí!como ter sucesso na vida

* Tenha em mente um objetivo: seja ele um objeto, um bem ou uma vida, seja ele carreira de sucesso ou ter uma família.
* Aprenda a ouvir seu coração:  fazer mais coisas que te façam sentir bem, seja atividade física ou seu trabalho.
* Tenha tempo para se sentir: se amar, pois assim você vai conseguir sentir o que quer de fato.
* Ame a si própria: como ama aqueles que estão a seu redor, como ama seu filho, sua família, sua carreira.
* Cuide de si como cuida de quem você ama: dedique-se a você com a mesma  força que se dedica a outras pessoas que ame muito (pense em uma pessoa que você ama muito e faça por você o que você faz por ela).
* Saiba dizer não: quando se sentir prejudicada, cansada, desgastada ou com raiva em fazer o que te pedem. Fazemos muitas coisas que não gostaríamos de fazer, então use sua balança do coração para saber se deve continuar com alguns “sim” que venham te constrangendo ou te deixando para baixo.
* Saiba dizer sim para novas experiências: novas músicas, novos roteiros – mesmo que seja o caminho de casa para o trabalho ou de casa ao mercado. Conheça novas ruas, novos supermercados, novas saídas.
* Não se abale com caretas: ou olhares de estranhos na ruas. Retribua com um sorriso e se mantenha firme no que você sabe sobre você, sobre sua energia, sobre sua alegria, sobre quem te ama, etc.
* Faça suas tarefas com carinho: seja em casa ou no trabalho, pois, quanto mais a gente odeia uma coisa, mais sofremos todos os dias.

Sei que muito dessa receita parece óbvio, já falado antes em mensagens de whatsapp, mas é a verdade.

Quanto mais nos conhecemos, mais nos alcançamos, e isso significa que sabemos o que queremos para nossas vidas, nosso casamento, nossa família, nosso corpo, nosso trabalho, etc.
Sendo assim, por exemplo: se você trabalha no que não gosta, logo vai poder decidir do que gosta, e estudar para mudar, procurar algo melhor, ou até mesmo trocar de empresa.

A verdadeira receita do sucesso na minha vida, é saber o que é sucesso para mim (e eu descobri aos 37 anos) que meu sonho de vida veio antes dos meus 12 anos.
Veio antes da decisão de ter de fazer faculdade e não havia me dado conta disso ainda…

O sucesso para minha vida é ter minha família, e foquei a vida inteira em trabalhar e ter, incluindo as pessoas nas quais me relacionei até 2010, só que isso é história para o próximo post: como ter sucesso no Amor.

Lembrando que a receita é a mesma para todo mundo mas, o objetivo é único para cada um (e se o seu objetivo for ter uma vida ótima, presunto no café da manhã e as roupas mais cheirosas do mundo, não existe problema nenhum nisso) porque não existe sucesso pré-definido: o seu sucesso, é o que você deseja.

Uma vez ouvi um enólogo (estudioso de vinhos) dizer que

“vinho bom, é aquele que você gosta de beber”.

E agora te digo: Sucesso bom, é o que você gostar de ter.
Seja motorista, cabeleireira, funcionário público, professora, assistente social, escritora, dona de casa, mãe, desenhista, modelo, fotógrafo.

Tenha uma mansão, uma casa no campo, crie galinhas, tenha muitas roupas, gaste seu dinheiro só com viagens… Pra mim, o sucesso tem sido ter cada dia menos problemas e mais amor.
Amor por mim e por tudo que está ao meu alcance, e não é filosofia não: é possível!
É o que tenho feito.
É pelo que me dedico todos os dias.

Talvez  eu precise de um segundo post para finalizar essa conversa, então, por agora:
o que é sucesso pra você?

#realize
#DivasDonaEndorfina
#ForçanaPeruca

 

 

endorfina

endorfina

DEIXE UM COMENTÁRIO