Respeite seus limites temporários

Respeite seus limites temporários

Limites.
Limites temporários.
Respeite seus limites temporários!

Que difícil imaginar que muitas vezes temos que diminuir a carga de tarefas, de visitas, de passeios, de trabalho ou até mesmo de informações. Muito interessante esse tema, e acabei de tirar ele do meu site favorito de astrologia. Desses que a gente entra para dar uma espiadinha quando quer saber se vai namorar fulano ou viajar nos próximos meses… O site é o da Personare, caso se interesse.
Tenho uma relação com esse site de muito medo. Como ele acertar as coisas, menina! 😀personare

Voltando a minha realidade, e a tudo que venho praticando, a carta de tarot do dia desse site me trouxe a essa reflexão, mais forte hoje.

Aqui no Blog você vem acompanhando meus posts sobre ficar 7 dias sem WhatsApp e o Poder do Silêncio, e toda a importância de estar em mim mesma, com mais espaço para não pensar! Sim, espaço para não pensar, não criar, não produzir, não me cobrar! E isso também pode se chamar meditação.

Durante o dia eu tiro 30 minutos para estudar um pouco de Budismo, aprender a meditar com calma e paciência comigo mesma. Respeitando meus limites de tempo, de corpo, de concentração.
A princípio eu não pretendo deixar de ser cristã, mas sinceramente, vejo a religião budista com muito carinho, uma vez que o seu dogma é a bondade praticada e a eliminação do poder de pensamentos e emoções que dominam nosso corpo, nos usam.

Perco o controle com algumas emoções e dentro dessa linha budista, aprendi que os aparelhos tecnológicos de hoje em dia, seja notebook ou celular, são cópias mínimas da nossa mente.
Podemos comparar, por exemplo, os aplicativos do celular com as funções que exercemos durante dia como agenda, redes sociais, bloco de notas, etc. funções que já habitavam nossa rotina antes desses aparelhos.

Vou finalizar as comparações entre a mente o celular por aqui pois o que quero dizer, na verdade, é que o maior aprendizado foi que: nem o celular, nem a mente podem nos dominar!

Quando a cabeça não pensa, o corpo padece

Já dizia minha Bisavó, minha mãe, mas o mais certo para entrar na nossa realidade aqui é:

mente

enfermidade
substantivo feminino

  1. 1.
    m.q. DOENÇA.
  2. 2.
    AL infrm. ferimento de mau aspecto, difícil de cicatrizar.

O Mais interessante é que “difícil de cicatrizar” muitas vezes nem é físico, né?

Quando iniciei o meu processo Respeite seus limitestemporários pude observar em mim o que existia de meu, o que existia do mundo em mim e, esse é um grande passo para começar a saber, e dar o passo mais legal, que é conseguir analisar o que eu quero nesse momento. Então, fui eu fazer uma lista de coisa, atitudes, vivências, sonhos, desejos, bens que de fato se encaixavam no eu e mais uma vez me vi reproduzir anseios e o cansaço que não tinha há 20 anos atrás, 10 anos atrás… fechei a lista e fui conversar comigo mesma.

– hey cara! O que ta pegando? A gente não é assim! A gente acorda, levanta e vai a luta. A gente briga com mundo, faz 3 funções ao mesmo tempo. A gente sai, faz amigos, a gente bebe 1 caixa de cerveja sozinha!! Alias, cara, tudo que a gente quis esta conquistado, somos o maior sucesso!!! 

E a resposta veio, graças aos silêncios que já conseguia construir em mim, e, esses silêncios de ouro deixam brechas importantes para que sua mente se cale e sua alma consiga responder.
E ela me disse:

– te parabenizo por todas suas conquistas. Graças ao seu ímpeto conquistador eu sou um espírito livre. Tenho voado cada vez mais alto, tivemos livre arbítrio para namorados, trabalhos, estudos e condições de vida.
Obrigada! Mas, vale lembrar que tudo tem seu preço e se reparar bem, não somos só vitórias e uma olhadinha no espelho agora basta para resolver essa questão.

É tão importante calar.
Foi tão importante encontrar o caminho da meditação.

Essas foram minhas saídas e o caminho que me fez conseguir enxergar que nem tudo no mundo agora é pra mim. Nem tudo precisa ser conquistado no meu tempo e que a suavidade pode ser um novo caminho , não para me acomodar, mas sim para novas vitórias!

Respeitar os meus limites temporários, como sugeriu o site de astrologia, já era um caminho que percorria, mas agora com toda confiança e certeza de que ter paz, agir em paz, será o caminho que preciso, temporariamente ou, o tempo que for preciso pois quando a sua mente fala demais, outros órgão do nosso corpo se calam.
A mente é poderosa!

Eu sentia minha mente sempre ocupada, é cansativo isso!
Sentia como se sempre vivesse em uma briga constante e não era raro responder perguntas simples com um NÃO grosseiro, uma vez que estava perdida nos meus pensamentos, na minha mente descontrolada, para perguntas corriqueiras. Para pessoas que amo!

Que triste ter vivido tanto tempo dentro da minha mente de uma criança de 12 anos que viveu para lutar, conquistar e sair de situações do mundo (que já não precisavam de luta há pelo menos 8 anos), e agora te pergunto:
Sabe quanto tempo eu passei doente além dos transtornos de ansiedade?

Foi pneumonia, rinites, sinusites, gastrites, tumor no fígado, dermatites, infecções urinárias, labirintite, pré diabetes, infecções intestinais, infecções alimentares, e tantas mais, que nem consigo lembrar agora.
Meu corpo pagou – e comigo paga dobrado porque podemos somar as doenças aos transtornos.

Não, não quero me fazer de vítima ou de  A mais sofrida do mundo.
A vida chegou até aqui como eu deixei ela chegar. Me vangloriando das conquistas, me achando melhor que os outros por não aceitar as condições em nasci, por ter acordado cedo, dormido tarde mas, e minha alma?

Minha alma se calou, meu cabelo foi pro chão, meu manequim foi a 52, minha saúde foi junto me trazendo gordura no fígado entre outros problemas gastointestinais.
As conquistas lindas sem paz, são conquistas do mesmo jeito, mas, creio eu que nesse momento, o mais acertado é respeitar os meus limites temporários, aprender um pouco mais sobre a Sílvia adulta, seus desejos, e escutar mais a alma.

Temporariamente preciso redescobrir o do que dou conta por mim e não pelo que o mundo quer de mim (ou estava acostumado a ter). Seja com a internet, com celular, com notebook, com vídeos para internet e Youtube, seja em dizer sim quando queria (precisava) dizer não… E isso será um grande processo.
Afinal de contas…

temporário
adjetivo
  1. 1.
    relativo a tempo; temporal.
    1. 2.
      que dura apenas um certo tempo; provisório, não definitivo.
      “função t.”

A vida quer que você vença obstáculos todotempo, mate um leão por dia, seja feliz independe do que haja, que dobre a meta, que não demosntre fraqueza, que seja competente em tudo, que seja multifunções, que seja boa mãe, que se doe para camapnhas, que todos te amem…
Que cansativo isso!
Quanta cobrança!

Podemos ser tudo isso, aqui se prega que podemos ser o que quisermos, mas na verdade, em alguns momentos é importante “dar um passo atrás”, na liguagem popular, para olhar de fora da situação a melhor maneira de agir e se reformular.

O que você quer ser?
ou melhor, o que você tem de calar para conseguir enfim, descobrir o que você quer ser?

 

endorfina

endorfina

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO