RETROSPECTIVA 2017 | Retrospectiva Dona Endorfina 2017

RETROSPECTIVA 2017 | Retrospectiva Dona Endorfina 2017

Não é interessante o final de ano e todas as reflexões que isso gera?

Na retrospectiva da vida, eu passei muitos anos, desde a infância, passando bem mal essa época do ano, onde eu já me encontrava sofrendo pelas recuperações da escola e as provas finais! Não, eu não era a melhor aluna. Mas, voltando a 2017 eu posso já dizer que foi um grande ano, um ano de agradecer mais do que me queixar. Posso dizer que meu ano começou mesmo em março, com a nossa mudança de casa aqui em São Paulo, da Zona Sul para a Zona Leste (a famosa ZL). Foi uma mudança abrupta em muitos pontos desde o tamanho da casa, os problemas de uma casa antiga e não posso me esquecer das distâncias que aumentaram entre a nossa casa e o trabalho, incluindo os passeios e outras rotinas que tínhamos. De casa para o trabalho hoje faço em 1h – em pé – com 3 baldeações ou 1:30h de buzão sentada.
Não é o que posso chamar de qualidade de vida, mas a casa aumentou, e estamos hoje com quintal e varanda, piscina e montando um jardim.

Não tenho como esconder que as distancias e a nova rotina nessa casa (com mais de 50 anos de problemas) não tenha me estressado, e estressou muito. Quase me pôs louca.

Eu tive grandes crises de raiva e inúmeras crises de pânico, crises de maus pensamentos, crise de ansiedade, compulsividade alimentar (comia doces escondido pela casa e aproveitava as horas na rua voltando do trabalho para me entupir de chocolate, às vezes 600 gramas de uma vez). Só nessa lista de sentimentos eu comecei a viver crises e a me afundar mais ainda nelas. Foram Meses – de abril a novembro- sofrendo de pânico, ansiedade, compulsividade alimentar, pensamentos suicidas, etc. Meu fim, nesse ritmo, seria uma clínica de psiquiatria e muitos remédios!

Dessa explosão de excesso desses maus sentimentos eu tive contato com algum sentimento de medo.  Medo dessa péssima realidade e resolvi tentar me acalmar. Eu realmente senti que precisava de ajuda apropriada e que me minha mente ia me levar a nocaute.

Para ser bem sincera, esse ano foi um ano de muitos acontecimentos e entre eu começar a procurar por ajuda houveram um milhão de outros acontecimentos, e não posso começar a falar de 2017, essa grande Março, sem falar da minha primeira viagem à Europa. Foram 28 dias em terras gringas, vivendo, andando, comendo e viajando como uma local!

Fundata Brasov Romenia

A primeira parada dessa viagem foi a Romênia, lugar onde talvez eu nunca fosse na vida, mas que valeu cada minuto. Rafa teve uma grande competição de tiro com arco de onde saiu o segundo melhor do Mundo dentro da sua categoria. Foram dias de muita torcida, amor e vistas magníficas!!

Após uma semana de competições e medalhas do meu amor, pegamos nosso avião e fomos pra Roma – e deixa eu acrescentar aqui nossa ida pra Romênia demorou quase 24 horas devido cancelamento de um dos voos que já havíamos comprado, mas que foram regularizados com escala em Atenas, para chegarmos e na volta, bem… na volta foi Romênia x Roma com escala na Servia.

Dessa experiência de escalas e decolagens, meu primeiro contato com uma turbulência, e muito cansaço nos restou muitos carimbos novos no passaporte e isso até que foi legal!

Não vou poder deixar de falar como esses 15 dias em Roma foram lindos. Dias de sol e um pôr-do-sol mais lindo que outro. Dias laranjas de início de primavera… Só de lembrar me causam suspiros nesse momento.

Ficamos em 2 apartamento em Roma, um mais no subúrbio – com hidro, e outro às margens do Mar Tirreno, um pedacinho do mar Mediterrâneo – sem hidro. Mas, apartamentos e localizações a parte, foi uma viagem de muitas realizações de sonhos. Na verdade, foi uma viagem de concretização de ideais, de materialização de coisas inimagináveis e a sensação de “não pertencimento” me assolou por muitos dias e tenho até um vídeo sobre isso no canal, além da playlist dessa viagem que vou deixar AQUI para você viver comigo essa grande emoção.

Coliseu

Na volta desse sonho de viagem, comecei a trabalhar no Museu e estava de volta ao mercado de trabalho que havia deixado para trás em 2005, por percalços da vida, desses que acontecem com qualquer pessoa e trocam o caminho, mas dessa vez não o ponto final. Doze, D O Z E anos tentando ser feliz numa carreira sem a menor chance de entrar sem uma especialização, coisa que alegava não ter tempo e fui deixando a vida levar até 2016, quando comecei a minha pós-graduação em Museologia, e falando nisso, entreguei o TCC em junho agora! Sim, mais um ponto para 2017!!!

Bacharel de história com especialização em Museologia trabalhando como conservadora e restauradora no Museu! Aquela menina de 15 anos que amava essas tranqueiras de egiptologia e Roma Antiga ia se orgulhar dessa Senhora de 37 poderosa!

Dentre todas as novas chegadas e acontecimentos deste ano, não posso me esquecer da chegada do Sir Tobias nessa casa!

Sim, eu e rafa decidimos adotar num café da manhã após um vídeo (desses vídeos de Whatzapp) e lá fomos buscar por feiras de adoção no final de semana, e veja bem, adotamos nosso catiorríneo em uma ong chamada: Feira de Adoção de Final de Semana de São Paulo – nossa busca no Google foi muito bem sucedida, não é?

Após sua chegada, e como bem disse o rafa naquele café da manhã “essa casa está precisando ser melhor aproveitada”, e ele tinha razão! Nosso Tobias (o tobi-ínho pepeto do coração, para os íntimos) nos trouxe muitas alegrias e muitos aprendizados!! Sim, pois cachorros como Sir Tobias são uma explosão de amor e carinho, assim como treino de paciência com um bichinho super agitado e brincalhão. Batizamos seu estado de agitação noturna de CãoPiroto de tão impossível que ficava mas, bastou observar mais um pouquinho pra eu perceber que, como muitas crianças, ele se agitava quando estava caindo de sono e passamos a por ele pra dormir nesses “eventos”.

Observação e carinho vieram junto com esse vira-lata superluxo!

Sir Tobias chegou em junho, com seu amor e ensinamentos que já começaram a mudar muito nosso espírito e união em casa. Minha irmã, que ainda morava aqui também foi contagiada pelo poder do amor que esse saquinho de pelos nos agregou.

Coisas lindas e fofas a parte, uma grande experiência agregadora de valor esse ano foi minha pneumonia, sim, como eu disse no Vídeo da retrospectiva no nossa canal: quem acredita em Deus e dá a ele o poder de nos guiar a vida sabe perfeitamente que tudo é como ele quer. E ele quis me ensinar humildade, caridade, paciência, amor e a dar mais valor ao que realmente importa na vida e eu, rebelde que sou, quis aprender apenas vivendo e tive de levar minha dose de aprendizagem via internação e muita correria de hospital em hospital em uma semana.

As coisas a serem aprendidas na vida estão a nossa disposição todo dia, mas pessoas como eu, teimosas, perfeccionistas e que não aceitam as coisas como elas são de fato, acabam por levar uns “beliscões” da rotina para acordarem ao que realmente importa.

Antes de cair de pneumonia eu tive uma noite de hipotermia, mas perece que nada ia fazer eu parar e cuidar de mim como deveria. Estava alegando todos os dias que era muito ocupada, que trabalhava muito, que não tinha tempo e sempre me esquecia ou deixava para amanhã, (amanhã e amanhã) coisas simples como marcar um oftalmologista ou endocrinologista. Veja bem, justo eu que aparento me amar tanto não cuidei de mim após uma hipotermia?  Sim, parece que deixei a vida ir longe demais e confesso que dei sorte de meu quadro de infecção com a pneumonia não ter se agravado mais, e enfim, estou aqui e bem para lhe contar tudo isso!

Resumindo muito bem esse ano, os acontecimentos da vida me fizeram surtar, entrar e transe de raiva e frustrações e o caminho que estava seguindo era de internação ou voltar aos remédios super trajas pretas de novo e a vida me apresentou resultados e pessoas (cachorrinho também) que puderam me ensinar a meditar, a cuidar da mente e a saber que todo esforço é valido. Minha maior recompensa esse ano não foi a viagem à Europa e sim ter aprendido que a vida é como ela é. Estranho né?

A vida, as coisas e as pessoas são como elas são e cabe nós respeitar o que assim é, e, fazer a nossa parte por nós mesmos. Para não ficar confuso, vou lhe explicar melhor:

Eu não gosto dessa casa, não gosto das distâncias que ela me causa no dia-a-dia, não gosto do trabalho que ela dá quanto a sua idade e mão de obra, muito menos do barulho do trem, ônibus e caminhões que a estremecem todo o dia, todo dia, mas, cabe a mim mudar a minha vida e, não aceitar que isso está assim agora só me fará viver mal demais esse período de tempo em que aqui terei de viver.

E que seja um período leve, encantado, vigoroso e em paz, que é só isso que a gente precisa para ser feliz: paz!

Em 2017 eu descobri a minha paz quando eu me dei a opção de ser gentil comigo e com o que eu tinha. Quando aceitei voltar ao médico e procurei um Dermatologista Tricologista (especialista de cabelo) que está me ajudando muito e, principalmente porque vi que precisava de ajuda e aceitei ela. Podemos somar a urgência em me tratar com os passos que dei para me redescobrir e estar bem comigo mesma hoje (e com cabelos crescendo a todo vapor)!

E você? Como foi seu ano de 2017?

Você pode clicar AQUI   e assistir meu vídeo de retrospectiva desse SUPER ano! 😉

endorfina

endorfina

DEIXE UM COMENTÁRIO