Tentativa de Suicídio no Metro: Roteiro para o Vídeo.

Tentativa de Suicídio no Metro: Roteiro para o Vídeo.

No dia 04/10/1017  de manhã eu assisti a um vídeo do canal Para Tudo no Youtube onde o Danilo (Lorelay Fox) entre uma crise de choro e outra, muito ressentido com o suicídio de um amigo. Não vou entrar em pormenores pois Danilo falou por toda uma população doente, derivada de uma sociedade cruel. O fato é que o Danilo me alertou, na verdade me preparou para minha tarde.

Escrevi ontem aqui sobre meu início de processo de depressão, sobre ter começado a fazer caminhada. Ontem meu dia estava no caminho planejado até às 17h, talvez um pouco antes disso quando as luzes do vagão que eu estava se apagaram. Em seguida passaram pessoas com a mão na cabeça, e um jovem de camisa amarela gritando por “Deus”.

Continuei sentada olhando as pessoas saírem do vagão. Duas mulheres que haviam acabado de entrar naquele olhavam pra fora e afrente dizendo “ele já tinha se jogado da escada rolante, eu vi”. Nesse momento tudo na minha cabeça são lembranças em câmera lenta e com muitas imagens faltando mesmo eu não tendo desmaiado.

Eu me levantei receosa e fui até aporta do vagão. Algumas pessoas bufavam e reclamavam sobre o atraso delas nas suas casas: “Toda vez que isso acontece eu chego em casa depois das oito” comentou um homem de aproximadamente 45 anos comigo. Eu não respondi e segui andando em direção a porta. Uma mulher bem irritada com a situação disse “outra vez? Não Credito” e enfurecida saiu delá antes de mim.
Eu estava no primeiro vagão sentido tucuruvi e na Estação São Bento.

Quando eu saí do vagão as pessoas já se aglomeravam próximo a cabine do vagão, e não vi o condutor por ali.

Tentei sair da muvuca mas nos auto-falantes a informação era de os trens trafegariam em velocidade reduzida e então imaginei que ele já iria sair, ainda não tinha me dado conta que realmente tinha alguém ali naquele vão escuro a frente da aglomeração, então, me encostei nas paredes enquanto as pessoas passavam com seus celulares na mão juntamente com a equipe técnica do Metro linha azul. Muitos seguranças falando e movimentando os braços em direção às pessoas. Outros nos rádio com muita preocupação em seus rostos.

Eu moro em Ermelino Matarazzo, e se você é do Rio de Janeiro, é como se eu morasse em Nova Iguaçu e estivesse na central do Brasil. Pensei como todos ali dentro daquela estação que não tinha mesmo como chegar em casa cedo ou rápido a partir daquele momento, pois esse incidente ia parar todos os transportes da cidade, e que o transito estaria já impossível. Eu ia ficar ali esperando eles terminarem o resgate e logo seguiria pra casa pois “Usuário na via é bem recorrente de se ouvir até que, os técnicos do metro saíram sem nenhuma pessoa. Voltaram com mais equipamentos e nenhuma pessoa saiu, de novo. Não houve resgate! Os seguranças do metro começaram a pedir por favor, que as pessoas se afastassem tantas vezes que consegui sai da letargia da rotina da vida. Eu entendi que a situação estava pior do que eles mesmo conseguiriam resolver e tentei sair dali. Naquele momento eu fazia parte da multidão, não da multidão que filmava, fazia selfies, videos, mas estava ali presa e não consegui sair.

Chegaram grades para separar o espaço que seria necessário para a chegada do corpo de bombeiros e fiquei mais presa ainda. Fechei os olhos e ai então consegui ouvir o que aquela população na estação dizia aos seguranças que tentavam apenas abrir espaço.

Eu não consegui sair daquele espaço pois estava no ultimo vagão, na verdade o primeiro, então todos que ficaram na estação queriam estar onde estávamos para filmar melhor, e, um homem de boné vermelho passou dizendo “quero ver é todos os detalhes” as gargalhas.

O baque foi tamanho que fiquei cega e as memórias mais marcantes daquele momento são agora palavras de quem estava lá assistindo ao resgate de uma pessoa que tentou se suicidar.

Melhor rir do que chorar né não?

só pode ser um bêbado fodendo minha vida!

aposto que é um desses drogados inúteis.

Eu só vou sair daqui quando devolveram meu dinheiro!

é ele gritando?

ao fundo ele gritava, e eu ainda não tinha ouvido. Ele esta vivo – eu pensei.

Os seguranças pediram por favor por mais espaço, as pessoas ofendiam os seguranças; mais grades chegaram; os bombeiros chegaram. Algumas mulheres os chamavam de “gostoso” e “salva eu aqui” para cada um deles que passava. Mais gente ria e se divertia com piada do bombeiro gostoso. Três adolescentes ao meu lado riam de tudo, postavam tudo no facebook, e começaram a rir de uma “mulher doida” (segundo eles), e quando olhei pra trás percebi que todas as pessoas do meu vagão haviam ficado presas na estação junto comigo e a “mulher doida” era a menina de 20 anos que vinha ao meu lado antes de tudo acontecer. A “doida” estava com sua mão levantada e orando. Ela dizia que ia ficar tudo bem.

O rapaz preso debaixo do trem gritava e eu voltei minha atenção ao desce sobe dos bombeiros, dava pra assistir tudo dos celulares acima da minha cabeça.

Um homem com crachá do metrô perguntou se alguém viu o que tinha acontecido e ninguém que tinha dito que tinham visto levantou a mão. Minha angústia de estar ali em meio aquelas pessoas  me fazia querer chorar.

Eram vídeos selfies, fotos, filmagens e quando os seguranças pediam um passo atrás eles xingavam.

Eles queria até os últimos detalhes como abutres querendo ver a desgraça como diversão. Segurei o choro e entrei em colapso, fiquei e ainda estou atônita mas, sabia que se eu entrasse em pânico não ia conseguir sair dali e poderia ser agredida por aquela população ouriçada. Tentei manter a calma e a concentração em tentar sair dali firme. Meu maior medo era ser ou parecer qualquer daquelas pessoas que ofendiam, filmavam e riam naquele momento e foi quando o segurança informou que a estação estava sendo evacuada.

Senti um alívio momentâneo e fui saindo junto ao fluxo focada nas placas de saída! Ao fundo os gritos de quem estava preso à via e da população pedindo seu dinheiro de volta a quem estava abrindo espaços à novos bombeiros e ferramentas.

Pacientemente o segurança pedia pra sairmos e informava onde o dinheiros seria devolvido.

Hoje acordei procurando noticias. Queria saber se tinha sobrevivido e quem era que tinha se jogado das escadas rolantes a baixo e a frente vagão do metrô. Não há noticia nem divulgação de suicídios para que não aumente a quantidade deles. Peço a Deus que tenha ficado bem e pra mim, o que fica é a banalidade da vida (ou da morte).

Quantos mais vida vamos perder em função dessa sociedade cega?

Vocês querendo que a sociedade que banalizou um suicídio entenda de tricotilomania? A gente querendo explicar depressão e ouvindo que é falta de louça pra lavar?

A maior lição que fica, pelo menos pra mim, é que muitos de nós deixamos de procurar ajuda de um psiquiatra ou psicologo, não contamos que temos depressão ou tricotilomania em nossos empregos, em nossos grupos de colegas, nas redes sociais. Não comentamos que somos compulsivos, depressivos, que precisamos de tratamento para que pessoas como essas normais que fazem selfie em resgate e nada fazem pra ajudar, que atrapalham o serviço de quem esta tentando salvar uma vida, nos veja como normais? Uma coisa que mais leio é:

Não quero parecer doida! Não quero que me achem doida!

Não queremos parecer doidos para essas pessoas, não nos tratamos e o que eu mais leio em depoimentos são pessoas que pensaram em tirar suas próprias vidas por conta de arrancar cabelo.

Não tenho muito mais a dizer e fecho aqui com o sentimento de não querer ser essa gente e com frio na barriga de ser. Meu desejo é que menos se lute por corpos sarados e “saudáveis” e por mais mentes sãs, pois,  cada pessoa com medo de procurar tratamento por conta de pessoas como essas no mundo, esta aumentando o risco de ser o suicida de amanhã, que vai animar e agitar o dia dessas pessoas que nada acrescentam ao mundo, além dos seus grandes vídeos feitos em seus celulares.

Ninguém ajudou os seguranças ou a equipe do Metrô.

Não houve manifestação da população naquele momento para organizar a saída das pessoas da estação.

Aos seguranças do Metrô, aos funcionários que trabalharam com essa gente atrapalhando e causando mais tumulto, deixo aqui minhas estimas e valorosas palmas pelo grande trabalho!

Ao rapaz que tentou se suicidar eu espero, estimo com muita força que fique bem o quanto antes. Esteja onde estiver!

 

 

 

 

 

 

endorfina

endorfina

1 Comentário

DEIXE UM COMENTÁRIO