Tentando # 1 qual emoção está te controlando?

Tentando # 1 qual emoção está te controlando?

Hoje aprendi no tratamento do Hospital das Clínicas que a gente tenta encobrir os motivos pelos quais arrancamos cabelo para manter o hábito de arrancar. Somos controlados por emoções, sentimentos ou pensamentos que muitas vezes nem enxergamos direito.

O que isso significa?
Significa que justificamos puxar o cabelo por motivos de “puxei do nada” por exemplo, quando apenas existe uma emoção naquele momento, e sim, é essa emoção que nos dá o START.
Que leva nossa mão até a cabeça. São frações de segundos, como o trocar de pensamentos. Pois na verdade é a velocidade do pensamento.

Nosso cérebro coloca muitas atitudes no automático e algumas situações, alguns lugares, alguns atos, alguns pensamentos, as vezes cheiros, outras vezes algumas pessoas, nos deixam em posição debilitada e caímos na rotina de arrancar cabelos.

Essas situações todas acima são tão corriqueiras, tão todo dia que acabamos achando que arrancamos “do nada” mesmo.

Saiba que antes de puxar o cabelo você teve uma emoção e, foi justamente essa emoção (pensamento ou sentimento), que desencadeou o ato de puxar o fio?

A Primeira missão é tentar descobrir qual era essa emoção e o que você estava pensando no segundo antes de levar a mão ao cabelo. Parece dificil, mas é apenas algo a se treinar com dedicação.
Escreve aqui o que vocês identificarem, porque só de fazer isso, na 7ª sessão de terapia já estou puxando menos.

Vamos tentar?

endorfina

endorfina

1 Comentário

  • Dilva Pereira da Cruz

    Silvia normalmente passo por cima desse pensamento pra me justificar e poder arrancar, sem me questionar… Tipo sei identificar mas n quero suportar a angustia do momento.

    10/01/2017 até 19:20
DEIXE UM COMENTÁRIO