Mania ou Doença?

Mania ou Doença?

Minha terceira consulta com a psicóloga foi uma bela de uma conversa sobre tricotilomania: uma simples mania ou uma doença?

A tricotilomania é como o nome mesmo sugere uma “mania de arrancar cabelo” mas o que de fato qualifica uma mania?

mania

Hábito estranho, ridículo.
Gosto levado ao extremo.
Psicopatol. Estado de superexcitação do psiquismo, caracterizado por exaltação do temperamento e desencadeamento de impulsos instintivos e afetivos.
Fig. Mau costume, esquisitice. 

Sim! Uma Mania é tão grave quanto uma doença mas por algum motivo seu significado foi banalizado. Diz-se que uma pessoa tem “mania” quando ela faz algo de diferente incomum mas fútil que pode ser olhado superficialmente e continuar a viver. Ex: Fulano come muito, fulano fala muito, fulano é chocolatra. Acontece que Fulano ou Eu por exemplo, temos uma mania, ou seja repetimos diariamente compulsivamente algum ação.

 Compulsivo

As compulsões, comportamentos compulsivos ou aditivos são hábitos aprendidos e seguidos por alguma gratificação emocional, normalmente um alívio de ansiedade e/ou angústia. São hábitos mal adaptativos que já foram executados inúmeras vezes e acontecem quase automaticamente.

(Veja mais http://www.dicionarioinformal.com.br/compulsivo 

Eu arranco cabelo em situações de angústia ou ansiedade, mas só percebi isso no dia que no meio da minha “mania” me perguntei o motivo pelo qual estava fazendo aquilo: Assista o vídeo.

Eu sei hoje as situações em que me ponho em risco de sofrer de mim mesma a ação compulsiva da minha mania. Então, maniacos compulsivos são doentes?
A minha resposta será diferente de qualquer outra pessoa pois, meu marido me disse que se a minha mania me fizesse bem e eu estivesse de acordo com ela, poderia arrancar cabelo pra sempre que ele não iria ligar nem se importar com que o outros iriam achar. Lindo né?
Lindo até a página dois. Eu não acho que ser livre pra passar a vida arrancando cabelo me faria feliz.

Mesmo liberta das correntes do preconceito e opressão dos demais, dos outros, arrancar cabelo nunca seria algo que ia me fazer bem. Muito pelo contrário, só me faz mal. Toda sensação de prazer e relaxamento que meu cérebro sugere que eu tenha sempre acaba sendo superada pela frustração e a dor de mais um dia de fracasso por ter arrancada um único fio sequer.

Se todos os Fulanos portadores de simples manias (assim determinado pela sociedade) tivesse a chance de conseguir comer menos ou falar menos eles seriam mais felizes? Seriam mais completos? Seriam mais livres?
Eu posso responder por mim e SIM eu seria mais feliz sem a minha mania.
Se existem pessoas que fazem do amor uma doença, porque uma mania não seria?

endorfina

endorfina

DEIXE UM COMENTÁRIO