Sinceridades sobre Tricotilomania.

endorfina

endorfina

10 Comentários

  • Éven

    Eu queria ter resposta que desse conta dessa estigma, porque arrancar o cabelo é um ato involuntário, está tão intrinseco na gente que é como respirar, você acaba estando as mãos ao alcance da cabeça…

    E vou passar a minha vida sem ter essa resposta, por que eu tenho essa doença, e porque eu tenho que viver com ela, e saber que é causada pelas minhas mãos.

    Algumas pessoas fumam, outras bebem, outras roem unhas, outras usam drogas e a gente arranca o cabelo.
    Queria párar, queria poder fazer algo que me fizesse esquecer disso, como se a aménsia pudesse adormecer essa vontade.

    Mas aceitar, é o cabelo… é entender que nunca somos perfeitos… Dói muito ter essa doença, dói porque talvez não merecessemos ter isso, talvez quisessemos ser tao normais, mas todos carregamos um fardo.
    Eu acho que a unica vez que parei de arrancar foi quando estive apaixonada, os níveis de endorfina e sei lá o que na minha cabeça estavam altos, eu tinha um pensamento fixo em alguém e isso me tirava essa ansiedade de arrancar os fios. Nunca mais me apaixonei, e o tempo livre em casa é o tormento, enquanto os periodos de descanso para alguns são prazerosos para mim significam o mau hábito de me mutilar.
    Bom, eu não sei como tratar, é tão inconsciente, tão evasivo, tão ameaçador, começou de repente e persiste por 10 anos. Os nosso hábitos nunca nos abandonam.
    é triste, é o que a gente é, é nosso fardo, mas estamos vivos, e um dia talvez essa vontade nos abondone, nos permita sermos livres. Um dia, talvez perdesse as maos, os dedos. Um dia talvez, aconteça de parar de repente, e pronto.

    05/11/2013 até 23:03
    • endorfina
      endorfina

      Oi Éven!! O primeiro passo pra começar e se tratar é tentar parar de entender o porque vc faz isso com você mesma. só existe uma resposta pra essa pergunta e a resposta é: Você esta doente e o nome da sua doença é tricotilomania.
      O segundo passo pra começar a se tratar é entender que esta doente e querer se tratar.
      Frequento um grupo de apoio só co pessoas que tem tricotilomania no facebook e lá conheci pessoas que se curaram sozinha com força de vontade e gente como eu que estão em tratamento e sem arrancar cabelo há meses.

      Se quiser fazer parte do grupo aqui esta o link: https://www.facebook.com/groups/TricotilomaniaOficial/

      Sei que é duro aceitar que fazemos isso em nós mesmos mas não se esqueça que não é culpa sua!!!
      Eu me trato com uma Neurologista que me dá medicação, um dermatologista que ajuda meu cabelo a crescer e uma psicanalista que me ouve.
      Se precisar de mim é só falar!!
      Força pra você!!

      Silvia.

      19/11/2013 até 21:53
  • Raisa

    Sua coragem e força são um grande exemplo para mim. Apesar de fazer tratamento, eu não faço parte de grupos de TTM porque me deixam ainda mais triste, não me motiva e parece um túnel sem fim. Também não mostro minha cara, não me assumo e vivo de desculpas… Essas desculpas me consomem, a ponto de me fazer acreditar nelas. Também cansei! Cansei de não conseguir me soltar e de não me sentir a vontade perto das pessoas mais íntimas. As vezes me questiono qual é o prazer que eu sinto ao arrancar fios e fios, mas eu não sei! Simplesmente é. O meu medo do preconceito alheio é o meu preconceito de mim mesma, da minha doença… Foi ótimo ter lido isso, é bom enxergar com um pouco mais de clareza. Obrigada! Força e fé!

    15/01/2014 até 13:50
    • endorfina
      endorfina

      Oi Raisa!! desculpe a demora em te responder, a vida ta agitada o que é ótimo pra nem pensar em arrancar cabelo.
      Você precisa de muita força pra tentar para e nunca se esquecer que por mais que seja sua mão que te castiga, que arranca seus cabelos. O ato de arrancar cabelos trata-se de uma doença. Não se crucifique!!! Eu parei de arrancar cabelos porque tomo remédios mas no grupo do facebook que frequento existem umas 4 meninas que pararam na marra. Apenas com força de vontade!
      Nunca se esqueça que por mais que a luta seja dura, recomeçar, ,es,o que seja todo dia, é fundamental.
      Muita força pra você!!
      Beijo grande e continue lendo esse blog!!

      08/05/2014 até 15:06
      • Raisa

        Me encorajei e agora também cortei careca 🙂 tô com esperança!!!

        Beijo

        08/05/2014 até 21:57
  • Anny

    Esta doença é realmente destuidora, rouba sua vitalidade e te faz se sentir impotente. Nunca mais consegui entrar num salão, não deixo ninguém tocar meu cabelo (e eu adoro isso), tento me esconder e luto, embora muitas vezes em vão, contra a ttm. Mas vamos em frente, um dia conseguiremos. Tenhamos fé!

    28/07/2015 até 14:43
  • Jane

    oi gente! Sofro de tricotilománia a mais de 15 anos, e nunca procurei ajuda, porque muitos profissionais da saúde nem sabe o que é isso, tento me tratar sozinha mas nunca deu certo. Já passei por muitos constrangimentos , uma pessoa da minha família um dia me disse que eu era sem vergonha por fazer isso, essa mesma pessoa um dia fez questão de me perguntar se eu ainda arrancava cabelo? ela fez isso em uma roda de “amigos” em um barzinho, até então ninguém sabia do meu problema,agora todos sabem, eu fiquei com muuuuuita vergonha, tenho vergonha da minha doença e tento esconder de todos. obg por esse espaço

    26/08/2016 até 22:47
  • maiza

    Sou portadora da tricotilomania ,mas ja fiquei boa por varias vezes meu cabelo cresceu bastante,mas observo que toda vez que tenho um forte abalo,ela me volta,tambem nao gosto de dizer a ninguem,nesse momento arranquei novamente mas ja observei que parei,sei la por quanto tempo talvez um ano dois ou mais como ja me aconteceu,o que posso ajudar é dizer que peço a Deus pra tocar no meu cerebro,foi ele quem fez e sabe como funciona,assim eu consigo ficar sem arrancar por muito tempo,tente pedir e veja se funciona,problemas que vc nao consegue resolver é causa maior.

    13/09/2017 até 20:13
  • Marta

    Oi sou marta. Nossa como pôde encontrar alguém que me descrever tanto toda a minha dor está escrita nesses post , vivia me pergunanto por que isso acontenceu comigo ? São 10 anos com essa dor que me sufoca . me da medo. Você me emociona em cada post . suas palavras estão me dando luz. Já fiz 3 tentativas com psicóloga e um psiquiatra. Foi uma sessão horrível em pensar que eu estava doente. E ao chegar lá eles nem conhecerem minha doença. E hj vc está me dando força para buscar ajudar. Estou muito isolado sinto que minha vida parou. Completei 23 anos. E necessito fazer uma faculdade mais não tenho coragem. Ando muito envengonda, o.pessoal olha para nossos cabelos observam. Ando usando esses aplique para disfarçar e isso também me causa raiva usar esses aplique . sinto muita raiva dentro de mim.muito obrigada mesmo por suas palavras de forças continue assim. Minha família não entendem acham que isso é coisa que eu quero fazer acham que eu acho isso bom . só falam tira A mão dessa cabeça. . por fovor me adiciona no grupo.

    30/11/2017 até 19:02
    • endorfina
      endorfina

      Olá, querida Marta!
      Seja sempre bem vinda!
      Esse Blog e o canal no Youtube são meu jeito de encontrar pessoas como você que, assim como eu fui um dia, estão perdidas ou presas em uma realidade que não é a felicidade plena. Com ou sem tricotilomania vida acontece e espero que você encontre sua paz e seu caminho para ser feliz, para se tratar ou para se encontrar melhor, independente de família ou da compreensão de terceiros. Nunca se esqueça que você é o seu maior projeto e que se não for feliz, só você não vei ser. Lute a cada dia pois a luta é muito valida, mesmo que cansativa!
      Um super beijo pra ti e obrigada por dividir sua história!
      😉

      15/12/2017 até 14:36
DEIXE UM COMENTÁRIO