As Silvias.

As Silvias.

Olá eu me chamo Sílvia e a cada dia invento uma mentira para viver melhor com a minha vida.

A cada dia ser mártir de mim mesma era muito mais fácil do que encarar essa maldita doença. A cada ano da minha vida eu inventei uma mentira para ser “melhor” aceita na sociedade e tentar ser como sou ( isso é uma mentira ou não teria demorado 25 para assumir publicamente).

Sendo assim, qual a solução para as mentiras que invetamos para nós mesmos a nosso próprio respeito? 

Um ano foi milhares de tic-tac (presilhas), cerca de umas 20 por dia, todo dia e achavam que era estilo. Me senti escrava dos enfeitinhos e troquei pra lenços. Cortei o cabelo chanel e passei a usá-los com todo charme da década de 20. Me senti escrava dos lenços, me revoltei e parti pro estilo bandanas Rock and Roll. Me senti escrava das bandanas consegui me controlar por 6 ou 8 meses ( período no qual meu cabelo cresceu os 2 cm ) que a cabeleireira me disse que precisaria para minha nova empreitada, as trancinhas. Usei-as por 2 anos, mas voltei a arrancar e acabaram virando peruca de tranças. Me revoltei com a sensação de escravidão da então peruca e consegui aguentar 4 meses sem arrancar cabelo.

Passei a maquina 4 e achei que daquele jeito, cabeça raspada, não iria me expor ao ridículo de arrancar novamente e … comecei a usar toquinhas de Tricô e crochê. Foi quando eu caí de moto ( será um post a parte futuramente) arrebentando minha cabeça e coluna. De fato meu cabelo foi pro beleléu por uns meses, mas foi uma época em que eu aprendi que minha vida e estar de pé foram um  milagre muito grande. Sem querer entrar em detalhes eu ainda sou tetraplégica, de acordo com os exames, mas ando e vivo normalmente. Não me imaginem numa cadeira de rodas. Não estou!!

Na verdade, esse post é simplesmente para lhes contar que minto há anos para todas as pessoas quanto aos meus “estilos” mas, descobri que minto é para mim mesma.

A escravidão não estava nos adornos ou montagens e adaptações de personalidade e sim em mim mesma, uma vez que não contava a verdade em si. Não que algum outro de fato importe nesse momento, mas, mentir para vocês era de fato viver uma realidade fora de ser a monstra causadora da minha degradação. Não era para eu ser careca porque arranco cabelo e sim, ser careca pq… pq… Por todas as alternativas que descrevi acima. Desde 2005 eu uso esse aplique capilar que todos vocês juravam que era meu próprio cabelo e sempre me pareceu a solução mais linda, mais perfeita e romântica: juntar a minha história de vida de um acidente que poderia ter me deixado vegetando na cama + o fator estético de ser careca por “conta dele”.

Ser vítima de qualquer situação é um milhão de vezes mais fácil de conviver do que ser escravo de sua mente doente que te manipula de tal forma que não é capaz de controlar a sua mão, mesmo que controlar a sua mão seja o maior objetivo de vida.

Quantas de mim existiram? Talvez muitas faces minhas tenham sido vistas circulando por ai, mas apenas uma de mim, aqui dentro viva, sofreu e sofre de fato com isso.

( pode clicar na imagem pra ver melhor mas são apenas máscaras )

Quantas de você existem? Qual a sua mentira? Qual a sua escravidão?

=*

endorfina

endorfina

7 Comentários

  • Priss Guerrero

    Não te conheci com cabeleira longa, aliás, nem te conheço pessoalmente. Mas pelo pouco contato que tive e das fotos que vi em seu Twtter, acho que seu visual assumidamente careca é o melhor de todos. São poucas as pessoas que ficam bem assim. Acho que vc deveria se orgulhar de ser careca, pois como disse, é para pouca gente! Gostei do blog, aguardo o post do acidente de moto. E vc escreve muito bem e atualmente, isso é para poucos tbm!

    07/04/2012 até 18:20
    • endorfina
      endorfina

      Obrigada Priss!! Quero que saiba que você me ensinou algo que busco, dentre tantas lutas pessoais, e acredito ser muito importante: Humildade. Sim! Eu me lembro como nos conhecemos, tudo que te disse e o modo como vc se portou até eu ir seguir vc. Você me ganhou com a seu carinho e carisma. Obrigada por fazer parte da minha vida, dos meus dias e das minha conquistas pessoais. Beijo no seu coração!

      07/04/2012 até 19:13
  • Fabi

    Adorei tudo q escreveu, descreve perfeitamente tudo q sentimos a ter essa doença e tudo q passamos e vivenciamos diariamente e as mentiras q falamos para nós mesmas..
    Eu assumo q vivo “numa ilusão”, coloco dentro da minah mente que ninguém vai notar minhas fallhas e imperfeições, mas sei q no fundo todo mundo repara e nota q existe algo estranho em meus cabelos…piscina? praia? tudo q molhe o cabelo nemm pensarrrrr, minha trico piorou nos últimos anos..dpois q tive minha filha e parei d trabalhar…tenho uma coroinha atrás e estou esperando um momento mais tranquilo p colocar uma prótese, pois já fiz orçamento q não é nda barato!!!
    bjss e vou continuar lendo o restante do seu blog!! Parabéns!!! estou adorando!

    17/04/2012 até 23:49
    • endorfina
      endorfina

      Obrigada! Volte sempre e não se envergonhe! Pergunte, leia, estude e trate-se! Esse espaço aqui é nosso para os questionamentos diários daquilo que não conseguimos controlar: Nossa doença. E também a tantas outras manifestações de descontrole que existem! Quero ajudar ao máximo aqueles que me leêm!!

      =)

      18/04/2012 até 14:21
  • @senhoraprozac

    Miracle,

    Mentira é uma palavra muito forte, você apenas se protegia, o que é super natural. As pessoas ainda são tacanhas demais para entender que outras pessoas tem distúrbios, conhecem depressão (acham frescura), conhecem TOC ou bipolaridade e só. As pessoas são más, não conseguem lidar com o que é diferente. Acho que até já disse isso, mas sempre achei louvável o fato de você tocar o foda-se e assumir o seu problema, dane-se o que as pessoas pensam, a tricotilomania dói mais do que olhares duvidosos.

    Você chegou a me contar essa história do acidente, até ler seu post contando sobre o problema e em meio a minha ignorância ler sobre o assunto, achava mesmo que você havia perdido o cabelo por causa do acidente. Falo por mim, não me senti enganada, ludibriada ou algo que o valha, pelo contrário, senti orgulho de você, da sua coragem de expor isso que muitas pessoas escondem. Louvável sua atitude e que você ajude muitas mais pessoas ainda.

    <3

    01/06/2012 até 00:00
  • Marize Rocha

    oi amore! adorei o blog! vou ler os outros posts depois com calma (este leio no trabalho)
    minha escravidão é pintar o cabelo! estou praticamente grisalha aos 37 e não consigo deixar de pintar, pq acho q vou ficar com cara de velha, não é uma coisa pros outros, é comigo! já tentei, mas não consigo. meus cabelos começaram a ficar brancos qdo eu tinha 15 anos e foi qdo comecei a pintar.
    não é um problemão, mas vc perguntou qual era a minha mentira, minha escravidão, deu vontade de responder 🙂
    minha mentira é ser ruiva! rsrs
    bjo grande! qdo vier no Rio avisa, pra gente tomar umas.

    06/06/2012 até 17:25
    • endorfina
      endorfina

      Que delícia de comentário Marize!! Nosso castigo é sermos linda!! ahahhaa Nosso espelho é nosso pior amigo, pq TODO MUNDO nos diz o quanto somos lindas do famoso “de qualquer jeito” mas isso NUNCA é suficiente pra nós né?

      Obrigada por ter interagido. Cada um tem o seu Problemão!rs Não diminua aquilo que te faz sofrer, mesmo que seja pouco.
      Felicidades!!! Que vc continue conquistando cada dia mais espaço e ais felicidade no mundo!!

      Obs: to morando no Rio faz um mês ok? rs

      Beijo ENORME. Obrigada pela confiança!

      =* ( emocionada)

      06/06/2012 até 20:55
DEIXE UM COMENTÁRIO