Apresentação: O que é endorfina?

Apresentação: O que é endorfina?

“ENDORFINA é um neuro-hormônio produzido pelo próprio organismo. Sua denominação se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico).

A dificuldade na coleta desse hormônio na região de sua produção explica muito das controvérsias a seu respeito. O número de estudos sobre ele vem sendo bastante incrementado ultimamente, mas, por essas pesquisas serem realizadas na maioria das vezes em animais, muitas dúvidas ainda persistem.

O que se sabe, com certeza é que a endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. Nos últimos trinta anos autores como Harber & Sutton, McGowan , Shyiu , Hoffmann e Heitkamp muito contribuíram para o que hoje se conhece sobre endorfina, como:

Além do seu efeito analgésico, acredita-se que as endorfinas controlem a reação do corpo à tensão, regulando as algumas funções do sistema nervoso autônomo como as contrações da parede intestinal e determinando o humor. Elas podem também regular a liberação de outros hormônios. Provavelmente parte da capacidade da acupuntura em aliviar a dor seja devida ao estímulo da liberação de endorfinas. Uma vez estimulados pelas agulhas nos terminais nervosos (“pontos”) é gerado um impulso para aumentar a liberação de neurotransmissores no complexo supressor de dor, ou seja, é produzido o efeito analgésico na região cerebral. Além disso, ocorre liberação de endorfina no local inflamado.

Por ser um “analgésico natural” leva a uma sensação de bem-estar e tranqüilidade podendo inibir o estresse.

Endorfina é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.”

Ads by Google

Fonte: http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1780323-que-%C3%A9-endorfina/#ixzz1ihwlzpDz

Na verdade eu nem queria me estender muito quanto o que é esse hormônio que aqui nos nomeia mas acho que muitos de nós somos de fato dominados por ele dia – pós – dia ( acho que inventei esses hifens). Bom, comemos demais, bebemos demais, nos exercitamos demais, falamos demais ou qualquer coisa que nos causa essa sensação de prazer seguida de culpa (para você que fuma é a mesma sensação de tragar, respirar, relaxar…prazer).

No meu caso é uma devastação. Meu cérebro descobriu como aumentar a produção desse hormônio e o usa como droga diariamente.

Na verdade é o puro mel dos prazeres seguido não só de culpa como também, tristeza, sensação de fracasso e danos físicos aparentes. Como acontece com você?

Como qualquer pessoa inteligente nós criamos histórias e desculpas para manter os hábitos que esse hormônio, quando produzido em excesso, nos fazem ter pelo simples prazer do momento. Prazer que o meu sistema nervoso descobriu que só ia sentir comigo.

Não, eu não quero parecer vítima nem muito menos desejo que a “pobre” Dona Endorfina  seja Ré nesse espaço. Há quem viva de sofrimento, eu não!

Apenas quero mostrar pra vocês como eu lido com isso, como lidarei com os dias e a vida ao redor disso e quem sabe, por fim e com a ajuda de vocês eu não consiga vencer nesse ano.

Prometo desenhar melhor o que de fato seja essa minha sina mas, ainda não estou pronta! Apenas quero mostrar a princício como eu aprendo com a vida e como a vida molda nossas opniões e carater com a observação, fatos, dias, dores e prazeres.

Nós vamos nos divertir por aqui tanto quanto chorar juntos. Epero por vocês nessa minha nova luta e viagem! #partiu?

Se o prazer de agora te causa culpa em seguida, o prazer da liberdade ser a plenitude ( eu espero).

=*

endorfina

endorfina

8 Comentários

  • Brad (@VelhoResmungao)

    resumindo… endorfina == ducaralhooooooo

    07/01/2012 até 02:32
    • endorfina
      endorfina

      SIM!!! Se bem administrada é a melhoras das amigas, mas, pode ser a pior inimiga! Ouvi dizer que dá ate onda Brad! ahaha =*

      07/01/2012 até 02:44
  • Kaylene Enkerud

    hehe great ! I love this article 🙂

    09/01/2012 até 22:08
  • Paciente

    Sou ex paciente de cancer, hoje me curei! forca p/ quem precisa de qq ajuda sobre a saude! adorei o blog! bjs!

    07/02/2012 até 20:26
    • endorfina
      endorfina

      Olá querido!! Obrigada pela força! Vem muito mais por ai e será um ano de luta! SEJA BEM VINDO!

      08/02/2012 até 02:22
  • Pelita

    Sofro de tricotilomania. Arranco os cílios; é triste. Força pra todos nós………..

    22/05/2012 até 02:44
    • endorfina
      endorfina

      Olá!! Eu comecei com os cílios aos 6 anos de idade, tenho 31 hoje. Eu e todas as pessoas que conheci nos foruns também começaram dessa forma, então, conselho que te dou é procurar ajuda médica psiquiátrica o quanto antes para que os remédios façam efeito!
      POr favor se ajude!! Se eu souber que você esta se tratando eu ficarei mais feliz! Quando comecei com isso não tinha ninguém pra me dizer que eu estava no incio de uma doença que ja arrasto ha 25 anos! Força!!! Fé e muito tratamento ok? Beijo bejijo!!

      22/05/2012 até 14:46
DEIXE UM COMENTÁRIO